A campanha para coleta seletiva de lixo em Córrego Fundo terá, nesse ano, o reforço das organizações da Igreja Católica. É que em 2016, o tema da Campanha da Fraternidade, desenvolvida pela Igreja em todo Brasil, é sobre a responsabilidade de todos com o cuidado com o planeta, sendo mais especificamente relacionada ao saneamento básico e descarte correto de resíduos.

Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 apresenta o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e tem como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Bíblia – Amós 5,24). O objetivo principal é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e atuar em busca de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum, que é o planeta. Dentre os objetivos da campanha está: desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto.

No último mês, já foram desenvolvidas atividades relacionadas ao tema em Córrego Fundo. No dia 6 de março, foi realizada uma missa que abordou o tema e contou com a participação de crianças. De acordo, a pastoral catequética, o assunto está sendo tratado com crianças e jovens nas atividades educativas. “As crianças são o futuro do nosso planeta. É importante que tenham a consciência da sua responsabilidade em cuidar dos recursos naturais como cidadãos. A Campanha da Fraternidade deste ano tem um tema muito atual e importante para o nosso município e todo o país. Esperamos que a semente lançada nos permita colher frutos de responsabilidade e preservação do ambiente”, comentou a chefe do departamento de Meio Ambiente do município, Liliane Cristina Arantes.

COMPATILHAR: