O Campeonato Mundial de Karatê começa nesta sexta-feira, (9), com uma grande expectativa. A seletiva para formar a equipe brasileira foi um sucesso, dos 1.000 atletas participantes 420 seguem no sonho pelo título mundial.
Entre esses 420 atletas, está o atual campeão Mundial de Karatê e grande sensação da modalidade, Felipe Almeida, de apenas 6 anos, que apesar da pouca idade já vai em busca do bicampeonato mundial. Felipe treina karatê desde os 4 anos com o pai, Sr. Eduardo Almeida, e já coleciona uma série de títulos nacionais e internacionais.
Outro número que representa a grandiosidade do Campeonato Mundial de Karatê além dos 1.200 atletas de 50 países do mundo, é a quantidade de alimentos arrecadados, apenas em um dia de seletiva foram 5 toneladas de alimentos, trocados por entradas para o Mundial e cursos com Christophe Pinna. Os alimentos serão doados ao Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo que repassará a duas instituições.
O campeonato segue até domingo (11) no Ginásio do Ibirapuera. A solidariedade garante a entrada para acompanhar o Mundial, 1 quilo de alimento não perecível.
Competição infantil
O Campeonato Mundial de Karatê além dos grandes atletas, e lutas de alto nível pela disputa de medalhas, apresenta outro lado muito importante das artes marciais, a disciplina e a importância na formação de crianças.
O sucesso das artes marciais é tanto entre os pequenos que este Campeonato Mundial de Karatê terá uma categoria para crianças com idade a partir dos 06 anos, mas o desejo de levar uma medalha para casa é de gente grande.
A categoria infantil também disputará os dois estilos. Kumite: Lutas com total proteção, avaliada por juízes, vence o atleta que conectar mais golpes, e Kata: Uma apresentação individual, que simula a perfeição dos golpes, como uma dança, avaliada pelos juízes que pontuam cada um dos movimentos.
O Campeonato Mundial é organizado pela Confederação Brasileira de Karatê Interestilos e Word Union of Karate-Do Federations em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação do Município de São Paulo e São Paulo Convention & Visitors Bureau.

COMPATILHAR: