Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e necessitam, com urgência, de uma declaração que comprove a conclusão do ensino médio, já podem fazer a solicitação em uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
Esse documento pode ser utilizado, por exemplo, por candidatos aprovados em vestibulares, no momento da matrícula. Já o certificado de conclusão poderá ser solicitado a partir da última semana de janeiro em uma das 53 escolas credenciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
?Nós já recebemos o banco de dados do Ministério da Educação contendo todos os candidatos de Minas que fizeram as provas do Enem. Agora estamos organizando esses dados pra enviá-los às escolas, que poderão iniciar a certificação?, explica a diretora de Jovens e Adultos, Edir Petruceli. A declaração tem validade de 30 dias e pode ser solicitada por aqueles candidatos que necessitam comprovar a conclusão do ensino médio, completa.
A certificação é voltada para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino médio em idade adequada. Para conseguir a certificação pelo Enem, o candidato deve ser maior de 18 anos, ter obtido no mínimo 400 pontos nas quatro áreas de conhecimento e 500 na redação, além de não possuir a certificação do ensino médio.
Certificação pelo Enem
Para fazer o Enem com o objetivo de conseguir certificação, não é necessário ter frequentado escola regular ou ensino de Educação de Jovens e Adultos. Basta que o participante tenha 18 anos completos, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ele responderá as mesmas provas que os demais inscritos no exame.
A certificação do ensino médio pelo Enem é mais uma política pública criada para promover a inclusão social para os menos favorecidos, como os milhares de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos. Segundo o Ministério da Educação, em 2010, cerca de 110 mil pessoas com mais de 18 anos conseguiram a certificação pelo Enem.

COMPATILHAR: