Os interessados em retirar o certificado de conclusão do ensino médio por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem procurar as escolas credenciadas em Minas Gerais. Existem no Estado 46 escolas aptas a emitir os certificados de conclusão. Segundo a diretoria de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), 12.118 candidatos cumprem os requisitos e estão aptos a solicitarem o certificado de conclusão via Enem no estado de Minas Gerais.
Para solicitar o documento, o candidato deve ter completado 18 anos até a data de realização do exame, em 6 de novembro de 2010, e ter conseguido as notas mínimas necessárias: 400 pontos para cada área de conhecimento e 500 na redação. O interessado deve procurar a escola credenciada de sua região em posse de carteira de identidade e CPF, original e cópia. A emissão do certificado acontece em, no máximo, 30 dias, mas caso de urgência o candidato pode solicitar uma declaração. ?Para fazer a matrícula na faculdade ou para apresentar no emprego, o candidato pode pedir uma declaração de conclusão nas escolas e pegar o certificado assim que ficar pronto?, explica a diretora de Jovens e Adultos, Edir Petruceli. A lista de escolas credenciadas está disponível em www.educacao.mg.gov.br.
Quem não conseguiu a pontuação mínima em alguma das áreas de conhecimento do Enem não precisa esperar o próximo exame para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio. O candidato pode procurar uma das bancas permanentes de avaliação de estado (lista) e fazer a prova específica da área em que ficou abaixo da nota mínima. Caso obtenha a pontuação suficiente, o candidato pode solicitar seu certificado de conclusão. ?Não é necessário esperar outro exame do Enem. Se ele passou em duas áreas, mas ficou abaixo em outra, ele pode procurar a banca e fazer o exame só da área que ficou devendo. Se obtiver a pontuação mínima, ele pode solicitar o certificado?, explica Edir.
Existem no Estado 15 bancas permanentes de avaliação. Os testes são marcados de acordo com a necessidade de cada candidato e acontecem ao longo do ano. As áreas de conhecimento nesses testes são as mesmas utilizadas no Enem, o que evita que o candidato tenha que estudar conteúdos diferentes. ?A única orientação que a gente dá é que o candidato marque seu exame apenas quando estiver preparado. Isso evita que ele faça a prova sem ter condições de passar?, completa Edir. A lista de bancas permanentes está disponível no site da SEE: www.educacao.mg.gov.br.
Supletivo
Os candidatos que prestaram os exames supletivos de ensino fundamental e médio também podem retirar seus certificados. Os resultados das provas foram divulgados no mês de janeiro deste ano pela SEE e os interessados podem solicitar seus certificados de conclusão em uma das escolas do Estado.

COMPATILHAR: