Nesta terça-feira (18), é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e, mais uma vez, os pacientes e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) estão nesta data em frente à antiga Minas caixa, na Praça Getúlio Vargas , distribuindo panfletos de conscientização às pessoas, fazendo passeata e vendendo os artesanatos produzidos pelos pacientes.
A manifestação leva os pacientes a reivindicarem um lugar na sociedade, pois os manicômios são vistos como locais de isolamento social e, muitas vezes, as pessoas que os frequentam são discriminadas, causando a elas e aos familiares muito sofrimento.
O movimento em prol da reforma psiquiátrica já alcançou algumas vitórias no Brasil. Já desospitalizou internos e reduziu o número de leitos em hospitais psiquiátricos, mas ainda há muito a ser feito.
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é uma data para se lembrar que milhares de pessoas continuam presas em algum hospício brasileiro e que muitos ainda morrem nesses lugares.
Neste dia 18 de maio, dê um grito pela liberdade e, assim, como nos diz a canção, seja lá como for, vai ter fim a infinita aflição. E o mundo vai ver uma flor brotar do impossível chão.

COMPATILHAR: