A Secretaria de Saúde da cidade de Arcos por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza ao longo desta semana, várias ações alusivas à semana de Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio.

O movimento se caracteriza pela luta por equiparação de direitos das pessoas com sofrimento mental.

Na segunda-feira (13) os usuários assistidos pelo equipamento participaram do ‘Dia da Beleza’ no Salão Marimar, onde receberam vários procedimentos estéticos, como corte e escova de cabelo, maquiagem, manicure e pedicure.

 Já nesta terça-feira (14) eles estiveram no Espaço Nordesta, para um piquenique, e também se divertiram com as atividades lúdicas. 

A Casa de Cultura vai expor nesta quarta-feira (15) e quinta-feira (16) os trabalhos que são desenvolvidos nas oficinas terapêuticas do CAPS.

 E na sexta-feira (17) no período da manhã acontecerá uma caminhada pelo Centro da cidade, com a distribuição de informativo e conscientização de combate ao preconceito às pessoas com sofrimento mental.

Luta Antimanicomial

O movimento se caracteriza pela luta por equiparação de direitos das pessoas com sofrimento mental. E atua no combate à ideia de que se deve isolar este segmento social e na desconstrução de preconceitos que cercam esta doença.

O Movimento da Luta antimanicomial ainda faz lembrar que assim como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e de receber o cuidado e o tratamento.

 

IMPRIMIR

Fonte:

Prefeitura de Arcos