Um dos protótipos do cargueiro militar recentemente desenvolvido pela Embraer,  maior avião já construído no Brasil, se envolveu em um incidente de voo durante testes no interior de São Paulo, em meados de outubro, informou a companhia nesta quarta-feira (8).

A companhia confirmou o incidente após publicação nesta quarta-feira pela revista especializada Aero Magazine, que citou que a aeronave KC-390, “quase se envolveu em um acidente fatal”. “O motivo teria sido o deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras”, segundo a revista.

A publicação, que citou “engenheiro envolvido no projeto”, informou que durante uma das manobras do teste, um dos equipamentos usados no registro dos dados do voo “se desprendeu, correndo para a parte posterior do compartimento de carga e desbalanceando o avião”. O desprendimento, segundo a fonte citada pela revista, gerou rápido deslocamento do centro de gravidade do avião, que “girou no próprio eixo enquanto perdia altura”.

“Os pilotos conseguiram recuperar a aeronave a pouco mais de 1 mil pés em relação ao terreno, o que significa cerca de 300 metros”, escreveu a revista, que citou que o protótipo sofreu danos estruturais.

Procurada, a Embraer negou que o incidente tenha gerado danos à estrutura primária (fuselagem) do protótipo do cargueiro e informou inicialmente que o incidente não teve relação com o deslocamento de centro de gravidade citado pela revista.

“A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo”, afirmou a Embraer.

Em abril, o presidente da área de produtos militares da companhia, Jackson Schneider, afirmou que a Força Aérea do Brasil já encomendou 28 aeronaves por R$7,2 bilhões, com duas entregas em 2018, três em 2019.

 

Fonte: Extra ||

COMPATILHAR: