O tempo é um inimigo cruel para a memória. A internet só reforça isso, quase que eliminando a necessidade de as novas gerações reterem informação – está tudo no Google, não está? É quando a iconografia pop se perde, sem referências consistentes que não o gosto pessoal de cada navegador, muitas vezes desprovido do senso de justiça ao legado.
Falo isso depois de ler uma lista com os 100 maiores personagens da história do cinema elaborada pelos leitores/internautas da conhecida revista Empire. Listagens assim são complicadíssimas, com certeza. O pessoal que curte cinema costuma ser intolerante quando um favorito, por razões que às vezes só ele conhece, não aparece entre os eleitos.
Não contexto o ranking da Empire, concordo com 80% do que está ali. Só me chama a atenção que a memória pop continua privilegiando modismos e bobagens afins, injustiçando grandes criações e condenando performers maravilhosos ao esquecimento. A não ser que virem nome da moda novamente, algum dia, pela mão dum Tarantino qualquer ou programa de computador que seja.
A lista coloca em primeiro lugar Tyler Durdan. Quem?! O personagem de Brad Pitt em Clube da Luta. Ah!!! Sim. Um baita filme. Mas qual o viés para torná-lo mais forte que Darth Vader, por exemplo, num listão? E como a Scarlett O´hara de Vivien Leigh e o cidadão Charles Forster Kane de Orson Welles quase ficaram de fora da lista? Já Boris Karloff e seu monstro de Frankstein não tiveram a mesma sorte.
Os persongens de Burt Lancaster, James Dean, Marylin Monroe, Charlton Heston, John Travolta, dão lugar para algum outro mais fresquinho na lembrança, vindo de qualquer sucesso de bilheteria recente como Jogos Mortais e Homem de Ferro. Mas assim não cabe o vagabundo genial de Charles Chaplin, velhinho, esquecido n´alguma prateleira, no ausente do mercado dos bit torrents. Carlitos não aparece entre os 100.
Questão de perfil dos freqüentadores do site? Será que é bobagem querer comparar o que foi feito antes e o que é feito agora? Antigamente sim é que era bom, hoje é pastiche? Atualmente há mais elementos a se considerar na construção do personagem? Somente os leitores/internautas de Empire e os caras da revista poderão explicar. Aliás, por lá, o Forum está bombadíssimo, muita gente pirando por conta de conflito de conceitos sobre o que é história e o que é uma bobagem cult. Todos merecem ser ouvidos, a opinião de cada parte deve ser respeitada.
Quer conhecer a lista dos 100 personagens mais importantes dos cinema elencados pela revista Empire? Entre no site http://www.empireonline.com/100-greatest-movie-characters/

Opinião retirada do Blog Cine e Série do Portal Uai

COMPATILHAR: