O carnaval é uma data tradicional no Brasil e leva os foliões para as ruas, clubes e avenidas. Devido à pandemia da Covid-19, algumas cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, como Coromandel, Monte Carmelo e Uberlândia, definiram que não haverá a comemoração. Em outros municípios, as prefeituras aguardam a aproximação da data para poder confirmar ou não.

As informações foram constatadas em um novo levantamento realizado pelo g1 entre a última quinta (25) até esta segunda-feira (29). Em outubro, a reportagem mostrou que nenhuma localidade havia definido o que seria feito. (Veja abaixo mais informações sobre 13 municípios das regiões).

Em 2021, todas as cidades das três regiões suspenderam a realização da festa para evitar o crescimento da contaminação pelo coronavírus. Com o avanço da vacinação, para o ano que vem, algumas localidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, já divulgaram as programações.

Vai ter festa?

Araguari

A situação em Araguari segue igual ao do último levantamento. De acordo com a Prefeitura, a intenção é oferecer o “mínimo de alegria” para a população da cidade em 2022. Conforme o Executivo, a realização da festa é estudada, porém, tudo irá depender da situação do programa estadual “Minas Consciente” e dos decretos do próprio município.

O assunto é analisado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec).

Araxá

Em Araxá, a situação continua a mesma e, até o momento, não há nenhuma definição sobre o carnaval na cidade. Sobre as festas particulares, tudo irá depender de como estará a pandemia no momento em que antecede a data.

Coromandel

No último levantamento, havia uma indefinição sobre o assunto em Coromandel. Porém, o prefeito Fernando Breno (Patriota), anunciou nesta segunda-feira que, após reunião com gestores e o vice-prefeito, não haverá carnaval na cidade em 2022.

“Nossa cidade é uma das cidades que mais sofreram com Covid-19 no Brasil, então temos que dar mais segurança a nossos cidadãos”, explicou.

Segundo o chefe do Executivo, a ideia é investir o valor, que seria gasto na festa, na construção de um novo pronto-socorro na cidade.

Ituiutaba

A Prefeitura informou que ainda não há uma definição sobre a data.

Monte Carmelo

O prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rocha (PSD), informou que a cidade também não terá carnaval no próximo ano. “Nós temos que pensar no equilíbrio da economia. Se depender de mim, nos quatro anos de mandato aqui em Monte Carmelo, um já foi, falta três, eu não vou fazer carnaval. É questão de encomia de dinheiro”.

Ele ainda ponderou que não é “momento para isso”, devido às mais de 600 mil mortes por Covid-19.

Patos de Minas

A Prefeitura informou que ainda não há uma definição sobre a data.

Paracatu

A Prefeitura informou que ainda não há uma definição sobre a data.

Uberaba

A Prefeitura de Uberaba informou que irá ouvir o Comitê Técnico de Enfrentamento a Covid-19 sobre a realização ou suspensão do carnaval de 2022.

Em nota, eles informaram que “o assunto também será debatido com os vereadores e a sociedade por meio das entidades representativas para que a decisão seja conjunta. O objetivo do Governo é garantir o que for melhor para a população de Uberaba”.

Uberlândia

Em Uberlândia, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, informou que a cidade não irá realizar carnaval com desfile das escolas de samba em 2022.

“A Prefeitura não vai realizar nenhum tipo de evento de carnaval. Os eventos que acontecerão serão privados, de iniciativa particular ou da própria população, que vai se organizar”, explicou.

Debs ainda destacou que será feito um repasse para as escolas de samba se reestruturarem e, assim, realizar a festa no ano de 2023.

Outras cidades

A reportagem também procurou os municípios de Campina Verde, Prata, Rio Paranaíba e Tupaciguara para saber sobre a situação do carnaval no próximo ano, mas não obteve retorno até a última atualização da matéria.

Fonte: g1

COMPATILHAR: