Dois funcionários de uma empresa terceirizada da cidade de Passos, que prestam serviços para a companhia Google Street View com sede em Belo Horizonte, ficarão durante uma semana em Formiga desenvolvendo um mapeamento fotográfico nas vias públicas da cidade.
O veículo tem 15 câmeras acopladas na parte superior, que fotografam o local em 360 graus, formando imagens panorâmicas tridimensionais de áreas urbanas, o que permite aos usuários do Google um passeio virtual. Enquanto o condutor do carro percorre as ruas, as câmeras registram as imagens automaticamente e transportam as informações para um computador localizado no interior do automóvel.
De acordo com informações do Google, as imagens do Street View são analisadas e processadas até serem publicadas, não sendo disponibilizadas ao vivo. As fotos registradas em Formiga levarão algum tempo até que possam ser acessadas no Google Maps e no Google Earth.
Ainda de acordo com nota da empresa multinacional, caso alguma imagem fotografada seja inapropriada, deve-se entrar em contato com a companhia por meio do site, na opção denúncia.
Sistema polêmico
O serviço de mapeamento fotográfico de ruas do Google Street View já gerou polêmicas em diversos países que tiveram as vias públicas registradas pelas lentes das câmeras, com imagens constrangedoras e cenas degradantes de gente anônima.
A ferramenta, difundida mundo afora para ajudar na localização de endereços, levanta questões como intimidade, direito à vida privada e, no Brasil, segurança.
A República Tcheca proibiu novas fotografias e, na Alemanha, mais de 100 mil moradores, preocupados com a privacidade, pediram ao Google que apagasse a fachada de suas casa da internet, antes mesmo de o serviço entrar no ar no país.
Em São Paulo, só as vilas, condomínios residenciais e ruas privadas, protegidos por lei municipal, foram poupados do mapeamento.
Em nota, o Google diz que um programa borra rostos e placas de carros e que retira a imagem se o internauta pedir. A expectativa da empresa é que, em um ano em meio, todas as ruas das mais de 5 mil cidades brasileiras estejam documentadas.

COMPATILHAR: