Em poucos anos, o consumidor brasileiro ? acostumado com motores movidos a etanol, gasolina e GNV ? terá mais uma opção: carros elétricos. A novidade movimenta o mercado. Não apenas o automobilístico, mas também os setores que serão beneficiados por esses novos veículos. No Brasil, as montadoras que mais investem em veículos elétricos são Fiat, que desenvolve o Palio elétrico em parceria com a Itaipu Binacional ? e a Mitsubishi, cujo modelo i-MiEV já roda em São Paulo para testes.
O Salão do Automóvel deste ano, que acontecerá de 27 de outubro a 7 de novembro, deverá ser vitrine para modelos recém-lançados e os que chegarão em breve ao mercado, além das principais novidades tecnológicas do mundo automobilístico. Um dos recordes do evento, que acontece a cada dois anos, deverá ser a exposição desses carros verdes, modelos que agridem menos o meio ambiente, atualmente uma exigência na maioria dos mercados mundiais.
Pelo menos dez carros elétricos ou com tecnologia híbrida (tem dois motores, um movido a gasolina ou diesel e outro elétrico) estão previstos para a mostra, mas o número pode ser maior porque várias montadoras ainda fazem segredo do que vão mostrar.
Único modelo híbrido à venda no país, o Mercedes-Benz S400 híbrido, que custa R$ 450 mil, também estará na mostra. Outro que está sendo testado localmente e também tem espaço reservado pela Mitsubishi é o elétrico i MiEV, já com a direção do lado esquerdo. A Toyota deve mostrar o híbrido Prius (que deve ser importado do México, onde começa a ser produzido no segundo semestre) e a Honda, o Insight.

COMPATILHAR: