A mudança dos celulares de São Paulo para nove dígitos só ocorre oficialmente no domingo (29), mas já movimenta a rotina de empreendedores. Gráficas da capital paulista começaram a receber nesta semana pedidos de confecção de cartões de visitas já com o ?nove? na frente dos demais algarismos. Até promoções são oferecidas para que os clientes renovem seus estoques.
Entre os mais interessados estão os que distribuem grande quantidade de cartões diariamente. É o caso de Fernando Dantas, diretor da empresa fornecedora de Água Sacia-me, que usa esse instrumento para divulgar sua empresa para produtores de eventos para os quais fornece galões e garrafas. ?Teve cliente que já perguntou se o número ia mudar ou não. Para não terem dúvidas, já mandei produzir cartões?, disse.
Dantas buscou as primeiras unidades na quinta-feira (27) e começa a fazer a distribuição na segunda-feira (30) para produtores de eventos para os quais fornece água.
Após o DDD 11, o cartão traz o número nove e depois um hífen, ligando os oito números restantes. Para o empresário, quem receber o cartão vai se familiarizar gradativamente com a nova apresentação.
Silas Nunes, da gráfica SNDesing, afirma que não são todos os clientes que pedem cartões com os nove dígitos. Alguns analisam que o ?nove? funcionará como um DDD complementar e que não será falado como parte do número, mas sim antes, de forma isolada. A gráfica baixou o preço do milheiro em cerca de 20%. Segundo Nunes, a inclusão do número é umaoportunidade para a gráfica receber um grande número de clientes.
Outra empresa, a Media Tall, disparou e-mails para seus clientes com falando sobre a mudança. Um banner foi colocado no site da empresa, e todos os pedidos recebidos pelo departamento comercial recebem uma resposta informando sobre as mudanças. A empresa já teve quatro interessados nesta semana.
Uma delas foi a fisioterapeuta Paloma Martins Vilela, que já aprovou o design dos novos cartões e espera recebê-los já na próxima semana. O ´9´ também aparece de forma isolada antes dos demais oito números. Paloma admite até perder parte do atual estoque de cartões que informam apenas os oito dígitos. ?Quanto mais impecável a informação, melhor?, diz. Ela utiliza cerca de 500 cartões a cada três meses. Eles ficam na recepção do consultório e são levados também a clientes em tratamentos a domicílio.
Novidade
Os celulares dos 64 municípios da área com DDD 11 em São Paulo ganharão o dígito ?9?. A medida foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para manter a oferta de novos números.
A mudança será gratuita e de responsabilidade das operadoras. A introdução do nono dígito aumentará o número de combinações possíveis de 44 milhões para 90 milhões.

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