Cartórios eleitorais e postos de atendimento do país estão adotando horários ampliados e plantões para atender o público que deseja tirar o título de eleitor ou transferir o documento para outra cidade. O prazo para fazer isso termina no dia 5 de maio.
Esta também é a data limite para o eleitor alterar o título no caso de mudança de endereço dentro da mesma cidade e para o eleitor portador de necessidades especiais solicitar a transferência para seção especial.
Quem quiser economizar tempo e evitar filas pode acessar ao serviço Título Net, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estará disponível até esta sexta-feira (30)l. O eleitor preenche um formulário e, depois, num prazo de cinco dias corridos, comparece a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral levando os documentos solicitados e o número do protocolo do atendimento pela internet.
Segundo o TSE, quem não se apresenta pessoalmente no cartório dentro do prazo determinado tem o processo cancelado.
Em Formiga, o horário normal de atendimento do Cartório Eleitoral é das 10h às 16h. Neste sábado (1º) e domingo (2), haverá plantão das 8h às 16h. Na segunda e terça-feira (3 e 4), o horário será das 9h às 17h e na quarta-feira (5) das 8h às 18h.
A chefe do cartório em Formiga, Sônia Maria Oliveira, conta que o atendimento aumentou nos últimos dias. ?Tivemos uma demanda de mais de 50 pessoas por dia, o normal é cerca de 30 pessoas por semana. É importante alertar às pessoas para não deixarem para vir na última hora, e com isso, enfrentarem fila?.
A documentação necessária é: certidão de nascimento (cópia e original), ou carteira de identidade (cópia e original), ou carteira de trabalho (cópia e original); comprovante de residência (água, luz ou telefone) e para homens, cópia da certidão de reservista.

COMPATILHAR: