Da redação – Últimas Notícias

Após anos de espera, finalmente, a Prefeitura de Formiga inaugurou, na manhã desta sexta-feira (16) a Casa de Apoio para as pessoas que fazem tratamento fora do domicílio.

O espaço recebeu o nome do empresário, já falecido, Antônio Lima Fernandes (Antônio Cajuru). A solenidade contou com várias autoridades e familiares do homenageado.

O imóvel fica na rua Engenho Novo, 70, no bairro Pompeia, em Belo Horizonte.

A casa foi alugada pela administração municipal em dezembro passado e passou por reformas. Além de espaço para repouso, os pacientes terão direito a um acompanhante e alimentação diária.

A casa, que terá funcionamento ininterrupto, também facilitará o acesso dos formiguenses à área hospitalar.

O serviço será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, quanto à manutenção e coordenação, e da Secretaria Municipal de Saúde, no que se refere à triagem, orientação, encaminhamento e transporte dos pacientes.

Funcionamento da Casa

A Casa de Apoio começa a funcionar nesta segunda-feira (19), e terá dois coordenadores: Lílian Cristina Gonzaga e Camilo Lellis da Silva. A cada semana, um deles permanecerá no imóvel para dar assistência às pessoas abrigadas. A Secretaria de Saúde será a responsável pela triagem, orientação, encaminhamento e transporte dos pacientes. Isso significa que quem estiver em tratamento na capital e precisar se hospedar no imóvel deverá procurar antes a Secretaria de Saúde.

Já os acompanhantes dos pacientes que precisarem se abrigar na casa deverão entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Humano, responsável pela manutenção e funcionamento dela.

A Casa conta duas salas, dois banheiros, uma cozinha, uma varanda e cinco quartos, com 11 dormitórios. O secretário Jaderson Teixeira afirmou que o imóvel comporta 11 pessoas para dormir, mas durante o dia poderá receber mais formiguenses que precisarem de um momento de descanso, tomar um banho e se alimentar.

Implantada pela Lei Municipal de número 3.808, de 20 de abril de 2006, e restruturada pela Lei 5.165, de 24 de maio de 2017, a Casa de Apoio recebeu rampa de acesso a cadeirantes, pintura e móveis novos.

Atualizada às 10:50 de segunda-feira (19)

(Fotos: divulgação Prefeitura de Formiga)

COMPATILHAR: