A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença extremamente contagiosa e mais frequente durante o inverno. Normalmente, ela atinge crianças menores de 10 anos e causa erupções rosadas na pele, coceira e febre baixa.

Contudo, a doença não costuma provocar complicações e desaparece sozinha em alguns dias. Mas para se prevenir do mal, a recomendação é a vacinação.

“A vacina tetra viral é o meio mais eficaz para evitar a doença. As crianças com 15 meses de idade devem receber a vacina, que também protege contra o sarampo, caxumba e rubéola”, afirma a Sirlene Valverde França, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Mesmo sendo benigna, em caso de sintomas, é importante levar a criança a uma Unidade Básica de Saúde. Além disso, a criança que adquirir a varicela só deve retornar à escola após todas as lesões terem evoluído para crostas. 

Conforme a SES, algumas medidas básicas de higiene também devem ser tomadas para evitar o contágio ou infecções nas feridas: como deixar as unhas bem aparadas, lavar as mãos com frequência e não compartilhar objetos e utensílios de uso pessoal. 

A catapora pode provocar algumas complicações, como infecções, pneumonia e até uma inflamação no encéfalo. 

 

Hoje em Dia

COMPATILHAR: