O número de casos de coronavírus continua se multiplicando no país. Em Minas Gerais, dez novos casos foram confirmados até esta quinta-feira (19) – até o momento são 29. Em 24 horas, os casos em investigação saltaram de 703 ontem para 2.210 em boletim divulgado no fim da tarde pela Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a pasta, foram notificados 2.273 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 104 foram descartados. Em Belo Horizonte, o número de casos quase dobrou. Saiu de 10 para 18.

Foram notificados casos em nove municípios:

  1. Belo Horizonte (18 casos)
  2. Coronel Fabriciano (1 caso)
  3. Divinópolis (1 caso)
  4. Ipatinga (1 caso)
  5. Juiz de Fora (2 casos)
  6. Nova Lima (2 casos)
  7. Patrocínio (1 caso)
  8. Sete Lagoas (1 caso)
  9. Uberlândia (2 casos)

Existem três perfis de transmissão da doença. Os casos importados são de pessoas que se infectaram em outro país. Estes ocorreram em Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Nova Lima, Patrocínio, Sete Lagoas, Uberlândia.

Em Juiz de Fora houve episódio de transmissão local – a identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida ou até a 4ª geração de transmissão.

Belo Horizonte teve o único caso de transmissão comunitária no estado – incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos ou pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

Fonte: Estado de Minas

print
Comentários