A situação da dengue no município continua crítica. Segundo a coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Castro, ao contrário do que se pensou que aconteceria, não foi registrada redução das notificações nas duas últimas semanas. ?Desde o dia 18 de abril não se percebe redução nos números de casos suspeitos, que mantém uma média de 290 notificações semanais, sendo aproximadamente 42 notificações diárias. Já são 3.499 notificações, com 423 casos confirmados laboratorialmente. A situação não é tranquila, o estado de alerta se mantém. Ações de educação em saúde estão sendo desenvolvidas pelos PSFs de acordo com a realidade de cada local? , ressalta a coordenadora.
Juliana Castro ressalta que a equipe de força tarefa está apoiando as ações de bloqueio, participando da aplicação do UBV ( fumacê) nas regiões determinadas previamente pelo coordenador de endemias com monitoramento da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Divinópolis. ?A região mapeada para aplicação do UBV é determinada pela análise das notificações de casos suspeitos. Por isso a importância de todo caso ser notificado, para que as ações de bloqueio sejam realizadas? , diz a coordenadora. ?Também não se pode esquecer da participação do cidadão: todos nós temos o dever de combater a dengue todo dia? , conclui.

Força tarefa
Segundo o coordenador do Setor de Endemias, Anderson Avelar, as ações da força tarefa já foram feitas nos seguintes bairros: Rosário, Condomínio Jardim América, Vila Irva, Quinzinho, Jardim Alvorada, Santo Antônio de Baixo, Centenário, Areias Brancas, Condomínio Morada do Sol, Vila Licínio, Quartéis, Vila Carmelita. Nesta terça-feira (4), as atividades foram nos bairros Souza e Silva, Mangabeiras e Alvorada.
Anderson Avelar ressalta que não é possível avaliar ainda os resultados do trabalho desenvolvidos pela força tarefa, isso só será possível na semana que vem, devido ao período em que foi feita a aplicação do UBV, para saber se as notificações neste período diminuíram. A população deve continuar contribuindo, abrindo as janelas durante a passagem do fumacê e principalmente não deixar água parada.

Dengue em Minas
Até o dia 29 de abril, foram notificados 126.712 casos de dengue em Minas Gerais. Deste total, 59 já foram confirmados como sendo dengue hemorrágica, destes 11 são óbitos confirmados, sendo: 2 óbitos por FHD confirmados em Carangola, 1 em Arcos, 1 em Frei Inocêncio, 1 em Belo Horizonte, 1 em Paraopeba, 1 em Vespasiano, 1 em Dores do Indaiá, 1 em Pirapetinga, 1 em Ponte Nova e 1 em Nova Lima**.*( este último é um caso importado, a pessoa se infectou fora de Minas Gerais).
Existem outros 34 óbitos em investigação para dengue hemorrágica, sendo: 9 em Belo Horizonte, 3 em Carangola, 2 em Bom Despacho, 2 em Luz, 1 em Contagem, 1 em Arcos, 1 em Ponte Nova, 1 em Caeté, 1 em Montalvânia, 1 em Itamarandiba, 1 em Paracatu, 1 em Ribeirão das Neves, 1 em Betim, 1 em Rio Casca, 1 em Martinho Campos, 1 em Pitangui,1 em João Monlevade, 1 em Resplendor, 1 em Córego Dantas, 1 em Coronel Fabriciano, 1 em Timóteo e 1 em Ituiutaba** (este último é um caso importado)

Também foram notificados 181 casos de dengue por complicações (DCC), destes, 13 resultaram em óbito: 2 óbitos por DCC em Betim, 2 em Bom Despacho, 1 em Martinho Campos, 1 em Arcos, 1 em Lavras , 1 em Moema, 1 em Salinas, 1 em Coroaci, 1 em Divinópolis, 1 em Itaú de Minas e 1 em Três Corações.
Desde novembro de 2009, o número de casos notificados de dengue começou a aumentar devido à ocorrência de situação entomológica favorável ao aumento de transmissão, causada pelo aumento da ocorrência de chuvas e da temperatura, consequentemente aumentando os índices de infestação do vetor da doença.
A Funed comprovou a transmissão simultânea por diferentes sorotipos no Estado, através dos exames de isolamento viral: DEN-1, DEN-2 e DEN-3 em 2008 e 2009, fato que propicia o aumento da transmissão de dengue e a ocorrência de maior número de casos na forma grave. Nos 20 municípios com maior número de casos notificados no Estado (entre eles Formiga, Arcos, Lagoa da Prata, Divinópolis e Bom Despacho), tem-se o equivalente a 64,6% do total de casos.

Portal Últimas Notícias é citado no blog do governo estadual
A reportagem feita sobre a chegada da força tarefa em Formiga, divulgada pelo portal Últimas Notícias, foi reproduzida no blog do Cinturão Regional de Combate à Dengue e também no blog oficial do governo de Minas sobre a dengue.

COMPATILHAR: