O Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do Brasil, deve receber cerca de 160 mil devotos para celebrar neste domingo (12) o Dia Padroeira.
A novidade neste ano na festa da Padroeira será o show com artistas católicos na Tribuna Bento 16. Os fiéis vão ouvir, após o fim da missa solene, cantores católicos como o padre Alessandro Campos, Allyson Castro, Alessandra Salles e Adriana Arydes.
À tarde, às 13h, 16h e 19h, estão programadas missas e às 17h uma procissão que tem como ponto de partida a Basílica Velha e termina no Santuário Nacional. O trajeto tem cerca de 3 quilômetros.
A festa dedicada à Nossa Senhora Aparecida em 2014 já faz parte da comemoração dos 300 anos do encontro da imagem da Santa no Rio Paraíba do Sul. Embora os três séculos sejam completados apenas em 2017, serão 3 anos de celebrações a contar de 2014, segundo o Santuário.
Religiosidade
A ‘passarela da fé’, que liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional de Aparecida, é um dos principais pontos de peregrinação dos católicos durante o feriado da Padroeira. Além de corredor de acesso entre as igrejas, o local é o escolhido pela maioria dos romeiros que vão pagar promessas. A passarela tem 392 metros de extensão e chega a uma altura de 35 metros em seu pico.
Para demonstrar a fé e agradecer as graças alcançadas, muitos fiéis optam em fazer o trajeto de joelhos. Apesar do esforço, há devotos que não medem esforços e já fizeram a peregrinação mais de uma vez desta forma.
Esse é o caso do técnico de enfermagem Antonio Jorge Ferreira, de 61 anos, de Belo Horizonte e faz o trajeto de joelhos pela segunda vez. Na primeira ocasião, assim que diagnosticado com um câncer na próstata, recorreu à Nossa Senhora Aparecida e fez a penitência para fazer o pedido. Neste ano retornou para agradecer a cura da doença.

Pela quarta vez, o microeempresário Eli Correia, 38 anos, de Boa Esperança faz a penitência como forma de agradecer a Santa. ?Venho agradecer pela minha saúde, paz, alegria e pela minha empresa de turismo. Sou muito devoto à Santa e tudo, tudo que tenho devo a ela, nunca me deixou desamparado?.

COMPATILHAR: