Os católicos celebraram, ontem, a quarta-feira de Cinzas. O dia marca oficialmente o período da Quaresma – 40 dias em que os fiéis se dedicam à reflexão.
Durante a quarta-feira de Cinzas, houve diversas missas nas mais de 273 paróquias em 28 municípios mineiros que pertencem à arquidiocese.
O tempo da Quaresma é um convite a todos para qualificarmos a nossa vida com a escuta da palavra de Deus. A espiritualidade é o grande caminho ao qual, no tempo da Quaresma, somos chamados, porque aí está o grande segredo do sentido e do sustento de nossa vida, explica o arcebispo em Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira.
A quarta-feira de Cinzas é assim chamada porque, durante a missa, os fiéis recebem na cabeça, o sinal da cruz desenhado pelas cinzas. Apesar de ser um gesto externo, os católicos acreditam que esse sinal leva à uma reflexão interna de reconhecimento da fragilidade e dos pecados. As cinzas são preparadas a partir da queima dos ramos abençoados na procissão do domingo de Ramos do ano anterior.
De acordo com o arcebispo, é nesse período que os católicos se reconhecem pecadores. Com as cinzas somos chamados a reconhecer a nossa pequenez, nossa fragilidade, afirma. Durante a quaresma, as paróquias ficam com as imagens e a cruz de Cristo cobertas com panos roxos. A cor também é a mesma utilizada pelos padres.

COMPATILHAR: