A Quarta-feira de Cinzas, celebrada pelos católicos, marca hoje o início da Quaresma, que é a mais importante festa do calendário litúrgico cristão. Em Formiga, como acontece em todo o país, a data é lembrada pela tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis, em missas especiais preparadas pelas igrejas centrais, com horários diferenciados (ver quadro).
Hoje pela manhã, as igrejas já estavam lotadas de fiéis que acordaram bem cedo para receberem as cinzas e acompanharem a abertura da Campanha da Fraternidade que, neste ano, traz o tema ?Fraternidade e Segurança Pública? e o lema: ?A paz é fruto da justiça?. Esse assunto será debatido até o dia de abril, que é celebrado o Domingo de Ramos. O objetivo é incentivar a cultura da paz nas famílias e na sociedade.
Durante a Quaresma, os fiéis fazem penitências, jejuns, vias-sacras e intensificam as confissões em preparação para a Semana Santa e para a Páscoa. Nos 40 dias que delimitam o período, os católicos são convidados à reflexão para comemorarem a Ressurreição de Cristo, no dia 8 de abril.

MISSAS NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Paróquia Sagrado Coração de Jesus
Matriz: às 18h e às 20h
Comunidades: Celebração da Palavra às 19h
Paróquia São Sebastião
Igreja São Camilo: 18h
Igreja São Sebastião: 20h
Paróquia São Vicente Férrer
Matriz: 12h e 19h
Asilo: 16h
Comunidades: Celebração da Palavra às 19h
Paróquia São Judas
Missa na Matriz às 19h30. Não haverá celebração nas comunidades.

COMPATILHAR: