Redação Últimas Notícias

Formiga recebeu no domingo (17) uma celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20).

O evento “Raça Negra Para Todos” é idealizado pela formiguense Terê Faria. Único evento em alusão à data realizado na cidade, a celebração chegou neste ano a 6ª edição.

A festa foi realizada no Campo do Nacional, no bairro Alvorada, e contou com diversas atrações como apresentação de terno de congado, do grupo de capoeira ACCL, do grupo de dança Dois a Dois e roda de samba. O evento contou ainda com comercialização de produtos e acessórios da loja Afro Bella que trabalha com turbantes, brincos e colares africanos e praça de alimentação.

A celebração contou também com a intervenção do coletivo Irmandade das Flores. Na ocasião, as integrantes Brunelly Caroline e Nayara Moura distribuíram material educativo sobre o feminismo negro e montaram uma barraca com intervenções do coletivo.

Brunelly, Terê e Nayara (Foto: Irmandade das Flores/Divulgação)

Segundo Nayara, a participação da Irmandade foi muito importante: “O evento estava cheio, e, com isso, a nossa visibilidade aumenta. É preciso que as pessoas saibam que o coletivo conta com feministas negras, e que as portas estão abertas para mulheres engajadas”.

Durante o evento foi realizado ainda uma campanha de doação de alimentos. De acordo com Terê, os donativos serão doados para entidades formiguenses.

“Gostaria de agradecer o apoio da presidência do Nacional Esporte Clube, da Prefeitura, Unifor-MG, Sicoob, coletivo Amorplussize, adega do Urso e da fotógrafa Débora Soares que também colaboraram para a realização da festa.  A comunidade negra de Formiga precisa celebrar sua história, se manter unida e entoar o grito de liberdade todos os dias”, finalizou Terê.

Fotos: Débora Soares

COMPATILHAR: