Apesar de construir e manter as redes de energia dentro dos padrões de segurança e divulgar constantemente os cuidados que se deve ter com relação ao assunto, a Cemig ainda registra muitos acidentes com a população em sua rede de distribuição.  Somente no primeiro trimestre deste ano, aconteceram 17 acidentes, sendo dois fatais. No mesmo período do ano passado, também houve 17 ocorrências, com cinco mortes.

As principais causas estão relacionadas à construção civil, toque com objetos na rede elétrica, execução de serviços rurais (máquinas agrícolas) e furto de energia e de equipamentos da rede.

Existem algumas medidas de segurança que podem reduzir os riscos, principalmente nas residências. O engenheiro eletricista Demetrio Venicio Aguiar, da Cemig, ressalta alguns cuidados que podem reduzir os riscos de acidentes com a rede elétrica.

“É comum a utilização de ‘Ts’ e ‘benjamins’ no nosso cotidiano e a ligação de vários aparelhos simultaneamente nesse equipamento. Fazendo isso, pode ocorrer uma sobrecarga e iniciar um incêndio ou até mesmo proporcionar um choque elétrico. Outro caso que as pessoas não tomam muito cuidado é com o notebook. Muitas vezes, esse eletroeletrônico é levado para a cama e, devido ao aquecimento, o aparelho irá se danificar e, em casos extremos, pode ocorrer um incêndio”, afirma.

Demetrio Venicio Aguiar ainda destaca os perigos das ligações clandestinas. A Cemig alerta que fazer “gato” é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.

“É proibido fazer ligações clandestinas, pois o risco de acidentes é muito grande. Somente profissionais qualificados e autorizados pela Cemig podem realizar trabalhos na rede elétrica. Quando há irregularidades, o risco de choque elétrico, incêndio e de danos a equipamentos é constante”, destaca o engenheiro. Há inclusive o risco dos fios clandestinos se partirem e causarem acidentes graves com as pessoas.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita. Além do Fale com a Cemig, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar, que entram em contato com a Cemig através de um canal de comunicação direto. O telefone dos Bombeiros é 193, e o da PM é 190.

 

Veículos e rede elétrica   

Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Cemig registra em média três abalroamentos por dia em seus postes. Assim, em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica em que fios e cabos caiam no automóvel, os motoristas devem permanecer dentro do veículo e esperar a chegada e atuação da companhia ou do Corpo de Bombeiros. Se houver incêndio, Demetrio Venicio Aguiar explica uma maneira de sair do automóvel com a máxima segurança.

“Caso haja risco de incêndio, o motorista deve abrir a porta e saltar com os pés juntos, o mais longe possível do veículo. Esse procedimento deve ser repetido várias vezes até que seja mantida uma distância dos fios elétricos, evitando o risco de choque elétrico.  Caso o motorista coloque um dos pés no chão estando ainda dentro do carro ou em contato com a lataria, ele vai levar o choque em função da diferença potencial da terra e do veículo, que estará energizado”, explica.

Demetrio Venicio Aguiar destaca que, recentemente, houve dois incidentes em que o veículo derrubou a rede elétrica e os motoristas permaneceram dentro do automóvel, aguardando a chegada da Cemig. “Em ambos os casos houve abalroamento da rede elétrica, provocando a quebra do poste e a queda da fiação sobre os veículos. Os motoristas aguardaram a chegada da Cemig e evitaram acidentes com a rede elétrica”, ressalta.

 

Confira outras dicas de segurança:

 

  • Proteger tomadas com tampas plásticas.
  • Não recarregar aparelhos em cima de camas, sofás e próximo a cortinas ou outros materiais combustíveis.
  • Não utilizar aparelhos eletrônicos com as mãos molhadas ou em locais úmidos.
  • Não utilizar a mesma tomada para carregar vários aparelhos ao mesmo tempo, por meio de “Ts” ou “benjamins”.
  • Fazer uma revisão nas instalações elétricas.
  • Substituir as fiações antigas ou desencapadas.
  • Ao mexer na chave seletora do chuveiro elétrico, desligar o aparelho, verificar se o piso não está molhado e usar um calçado seco com sola de borracha limpo.

 

Fonte: Assessoria Cemig ||

COMPATILHAR: