A população deve ficar atenta à atuação de estelionatários que utilizam o nome da Cemig em tentativas de extorsão e golpes em todo o estado de Minas Gerais. A abordagem mais comum é via telefone, quando o cliente é informado que estaria com pendências ou em situação irregular junto à Cemig, e deve efetuar um depósito bancário na conta passada pelo criminoso para que a situação seja regularizada. Nos últimos meses, houve registro de ocorrências principalmente nas regiões Metropolitana, Triângulo, Sul e Norte de Minas.

O gerente de Gestão e Controle da Medição e das Perdas Comerciais da Cemig, Marco Antônio de Almeida, ressalta que nenhum empregado próprio ou terceirizado a serviço da Companhia está autorizado a cobrar por qualquer serviço realizado, nem a vender produtos em nome da Empresa. “Todas as taxas são cobradas via conta de energia elétrica ou documento emitido pela Cemig, e recebidas em agências bancárias e postos de atendimento Cemig Fácil”, afirma.

Outro golpe muito comum é a utilização de uniformes parecidos com os da Cemig para ter acesso facilitado às residências. Nesse tipo de ação criminosa, moradores são abordados em suas residências por pessoas que se identificam como empregados e/ou credenciados pela Cemig para prestação de serviço. Vale ressaltar que o acesso do colaborador ou prestador de serviço da Cemig está restrito ao medidor de energia elétrica.

“O cliente deve exigir a identificação daqueles que se apresentam em nome da Cemig. Todos os empregados da Companhia ou de empreiteiras contratadas usam crachá de identificação e uniforme. Se ainda assim, após a identificação, o cliente permanecer com dúvidas a respeito da identidade da pessoa, recomendamos que ele ligue para o Fale com a Cemig, no número 116, e verifique a autenticidade da identidade ou confirme o serviço a ser realizado”, esclarece Marco Antônio de Almeida.

Para evitar o surgimento de novas vítimas, a Cemig destaca que em nenhuma circunstância seus empregados ou prestadores de serviço recebem, no ato, dinheiro ou outros valores do consumidor a título de remuneração por serviços, taxa de visita, uso de material ou instalação de equipamento. Todas as taxas de serviço da Companhia são cobradas e detalhadas na conta de energia elétrica.

 

Algumas dicas para evitar golpes:

 

  • O pagamento referente ao serviço de fornecimento de energia elétrica é realizado exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como depósitos, transferências ou pagamentos em dinheiro durante ou após atendimento.
  • Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniformes-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá. Qualquer dúvida, ocliente deve ligar para o telefone 116.
  • A Cemig não realiza serviços que exigem depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via fatura de energia.

 

Fonte: Assessoria Cemig ||

COMPATILHAR: