No próximo fim de semana, vai começar a mais esperada festa popular do Brasil, o Carnaval. Mesmo no clima festivo da data, algumas atitudes seguras são fundamentais com relação à rede elétrica.
A Cemig, que sempre divulgou alerta para este período, está enviando também um comunicado a todas as prefeituras orientando sobre o uso de enfeites fabricados com material metálico, como serpentinas, tiras, balões, estandartes, entre outros em locais abertos e, principalmente, nas proximidades da rede elétrica.
Outra recomendação, já tradicional e sempre divulgada pela empresa, é a precaução em permitir um trajeto seguro de trios elétricos, carros alegóricos ou alegorias de grande porte nas ruas e avenidas, evitando que esses veículos passem perto das redes de energia elétrica. Além disso, é importante o cuidado com pessoas mais exaltadas, que às vezes lançam objetos sobre a rede elétrica, o que pode provocar curto circuito no sistema da Cemig.
Atenção especial também deverá ser dada na instalação de equipamentos de som e refrigeração próxima a duchas e piscinas, e para a instalação correta de iluminação, enfeites e alegorias.
Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, a ligação é gratuita.
Dicas de Segurança
A Cemig orienta os foliões sobre os cuidados que devem ser observados para que a população tenha um Carnaval tranquilo, sem risco de acidentes:
Trios elétricos, carros alegóricos e alegorias de grande porte
? Evite trafegar debaixo da rede elétrica, pois a altura desses veículos poderá ser próxima ou maior que a dos fios elétricos.
? Vistorie o trajeto que o veículo irá passar, e se verificar que existe rede elétrica no local, faça uma análise criteriosa comparando a altura dos veículos e a da rede.
? Nunca pare debaixo da rede elétrica.
? Oriente os foliões para não jogar ou aproximar nenhum objeto da rede elétrica.
Lembre-se! Não é necessário tocar na rede para causar um acidente. A simples proximidade da rede elétrica pode gerar um choque. Portanto, é necessário manter uma distância segura da rede.
Camarotes, arquibancadas, barraquinhas e palcos
? Deverão ser montadas a uma distância segura da rede elétrica.
? Evite improviso (gambiarras), eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
Serpentinas, confetes, balões, foguetes, rojões e outros adereços carnavalescos
? Não lance ou acione nenhum desses materiais em direção à rede elétrica, assim como outros objetos condutores ou não de energia, pois isso poderá causar curto circuito e rompimento dos cabos.
Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
? Não saia do veículo, você poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo.
? Se precisar sair do veículo devido a incêndio, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do carro.
? Se estiver do lado de fora do veículo que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado.
? Não tentar socorrer as vítimas que estiverem em contato com fios partidos, pois você também poderá levar um choque. Nesse caso, acione imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.
Iluminação e enfeites
? Não faça ligação clandestina (gatos).
? Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consulte a Cemig.

COMPATILHAR: