A atuação da Companhia Energética de Minas Gerais ? Cemig, em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), garantiu a realização das eleições em todas as regiões do Estado, no domingo (7/10). Para assegurar o fornecimento de energia nos 774 municípios atendidos pela Concessionária, foi elaborado o Plano de Ações e o Plano de Contingência para as Eleições 2012.
A iniciativa assegurou o bom desempenho do sistema elétrico nos 10.026 locais onde foram realizadas as votações e transmissões de votos, sem que tenha havido qualquer interrupção dos trabalhos por causa de falta de energia. ?A Cemig priorizou todos os pedidos de atendimento para os pontos de votação e tudo transcorreu de maneira satisfatória no dia das eleições?, afirma o engenheiro Valter Hugo Vieira Faria, da Cemig, que foi o coordenador da Sala de Contingência na sede do TRE-MG.
Planos
No cumprimento do Plano de Ações, a Companhia atuou preventivamente, realizando inspeção e manutenção nos circuitos elétricos de 494 sedes de transmissão de dados, bem como no prédio do TRE-MG em Belo Horizonte. Foi implantado, ainda, um plano especial de contingência envolvendo 1,4 mil empregados, entre agentes comerciais, eletricistas e técnicos de operação nas diversas regionais da Cemig, para atendimento às demandas emergenciais nos locais de votação, transmissão de dados, apuração e divulgação de resultados das Eleições 2012.
Foram montadas Salas de Contingência no Centro de Operação da Distribuição da Companhia e no TRE-MG, com acesso ao sistema de gerenciamento da Cemig para controle de todo o processo de solicitações emergenciais. A equipe da central de atendimento Fale com a Cemig recebeu treinamento específico para o cadastramento ágil e preciso no caso de reclamações de falta de energia nas seções eleitorais.
A Cemig preparou ainda planos especiais para cada região do Estado, detalhando ações, recursos humanos e materiais a serem alocados para um rápido restabelecimento, caso ocorresse interrupção de energia nas linhas e redes de distribuição.

COMPATILHAR: