O governador Fernando Pimentel participa na tarde desta sexta-feira (18) de um ato na Usina  Miranda, em Indianópolis, Triângulo Mineiro, em defesa da manutenção da concessão das hidrelétricas Miranda, São Simão e Jaguara com a Cemig.

Estão presentes ao encontro cerca de 20 deputados estaduais, o deputado federal Fábio Ramalho (PMDB-MG), o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, o presidente da Cemig Bernardo Salomão, além de representantes de movimentos sociais.

O governo federal pretende leiloar as três usinas mais a hidrelétrica de Volta Grande, que a Cemig também tem a concessão, no dia 27 de setembro, com o intuito de arrecadar R$11 bilhões que ajudariam a cobrir o rombo fiscal.

A Cemig, porém, discute desde 2012 na Justiça o direito de renovar automaticamente a concessão das três usinas que representam 50% da capacidade de geração da companhia. Segundo a Cemig, o leilão das usinas pode gerar aumento da tarifa para os consumidores.

 

Entenda

A Cemig e o governo do Estado estão negociando com os Ministérios do Planejamento, da Fazenda e de Minas e Energia para adiantar ao governo federal os R$11 bilhões e garantir a manutenção das hidrelétricas.

Porém, a empresa não tem esse valor em caixa e busca no momento parceiros financeiros, entre bancos privados e no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para concretizá-la. A empresa argumenta que tem direito de manter as hidrelétricas porque o contrato de concessão assinado pelo governo federal em 1997, prevê a renovação automática das usinas de São Simão, Jaguara e Miranda por 20 anos.

As concessões das três usinas venceram entre 2015 e 2017. Porém, uma medida provisória 579 de 2012 propõe o leilão  das usinas. Desde essa época, Cemig e governo federal discutem quem tem o direito pelas usinas.

 

 

Fonte: O Tempo ||

COMPATILHAR: