Com a chegada do período de chuvas, o risco de apagões no sistema de distribuição de energia aumenta. Para evitar tensões que podem deixar cidades inteiras no escuro, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está investindo cerca de R$ 200 milhões em melhoria das redes. Neste ano, a empresa deu início a um plano de renovação de equipamentos de proteção que pretende instalar, até 2012, 3.950 religadores automáticos, número que corresponde a 200% do parque atual. A companhia também prevê a reforma da rede de distribuição de média tensão.
Segundo o diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Cemig, Luiz Fernando Rolla, a companhia intensificou os investimentos em manutenção preventiva. Nosso objetivo é buscar a automação do sistema, disse. No período de chuvas do ano passado, a região metropolitana de Belo Horizonte chegou a registrar dois apagões em menos de 20 dias, causando prejuízos para diversos consumidores. Na tempestade do início de outubro de 2009, cerca de 120 mil clientes da Cemig ficaram sem luz.
A vulnerabilidade da rede, segundo Rolla, tinha relação com as obras do Luz para Todos, programa de eletrificação rural. As linhas eram de longa distância e de baixa tensão. Isso gerou um desequilíbrio do sistema que prejudicava o fornecimento, disse.
Além de investir em tecnologia, a Cemig também adotou outros procedimentos, como poda de árvores que ameaçam a rede. Nos últimos 12 meses, 160 mil árvores foram podadas na região metropolitana. Hoje, 95% das interrupções são fruto de queda de árvores. Mas nossas ações vêm dando resultado. Em outubro, não tivemos incidentes significativos, completou.

COMPATILHAR: