Nos dias mais frios, característicos do inverno, o uso do chuveiro e aquecedores é sempre maior devido às baixas temperaturas, mas com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso. A economia começa com a mudança de hábitos.
Segundo o engenheiro de soluções energéticas da Cemig, Leonardo Resende Rivetti Rocha adotar atitudes simples no dia a dia podem auxiliar na redução do consumo. De acordo com ele, é sempre bom verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores e ajustar o termostato desses equipamentos considerando que a temperatura do ambiente está mais baixa. Se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos.
Reduzir o tempo embaixo do chuveiro também é recomendado, pois nos dias mais frios é comum a utilização do chuveiro na posição inverno, que permite banho mais quente, mas pode aumentar o consumo de energia. ?O ideal é manter o chuveiro na posição verão. Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%?.
Segundo o engenheiro para economizar energia é necessário diminuir a potência dos equipamentos ou o tempo de utilização. Sempre que comprar um equipamento o ideal é escolher os identificados com o Selo Procel. ?Em vez de comprar uma lâmpada incandescente de 60 W compre uma que realiza o mesmo serviço, ou seja, ilumine a mesma área, mas com uma potência menor. No caso, a lâmpada fluorescente compacta de 15 W substitui a de 60 W?.
Confira algumas dicas:
Reduzir termostatos
Seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduza um grau no termostato e economize até 5% da sua conta.
Desligue quando não estiver em uso
É preciso ficara tento, pois mesmo os aparelhos mais modernos tendem a consumir alguma energia durante todo o tempo em que estão na tomada ? levando a até 30% de desperdício.
Iluminação
Evite acender lâmpadas durante o dia e aproveite ao máximo a iluminação natural.
Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia.
Geladeira
Evite abrir a geladeira frequentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa. Não guarde alimentos ainda quentes. Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
Celulares e Câmeras
Nunca deixe seu aparelho dormir carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular.
Computadores
Utilize os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Acesse esse recurso clicando em: meu computador – painel de controle – vídeo.
Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios ou solicitar serviços e informações da Cemig, consulte o site www.cemig.com.br.

COMPATILHAR: