No verão, o uso de ventiladores e ar condicionado é sempre maior devido à estação do calor, mas com hábitos simples, as contas de energia não irão pesar no bolso. A economia pode começar já na compra dos eletrodomésticos. Segundo o engenheiro de comercialização de energia, Valter Hugo Vieira Faria, a dica é olhar os selos do Inmetro/Procel que mostram o consumo em kWh.
O adesivo é encontrado nos aparelhos mais novos vendidos no mercado. Mesmo se o produto for mais barato é importante observar quanto ele consome de energia. ?Qualidade e preço baixo é a compra perfeita?, disse o engenheiro.
Adotar atitudes simples no dia a dia também pode auxiliar na redução do consumo. De acordo com Valter Hugo Faria, é sempre bom verificar o estado da borracha de vedação de refrigeradores, já que se as portas não estiverem fechando corretamente, a geladeira ou o freezer irão gastar mais energia para resfriar os alimentos. Os chuveiros elétricos também não precisam ser usados com altas temperaturas na estação do calor, o ideal é tomar banho frio ou colocá-los na posição verão. ?Apenas com esta mudança, a redução do consumo de energia pode chegar a 30%?,afirma.
Outra dica importante é ligar o ar condicionado só na hora de dormir e desligá-lo de madrugada quando o quarto já estiver resfriado. Esta pequena mudança de hábito garante mais economia de energia elétrica.
Confira algumas dicas para economizar energia:
Iluminação
Evite acender lâmpadas durante o dia e aproveite o horário de verão para usar mais a iluminação natural.
Prefira as lâmpadas fluorescentes, pois elas duram mais e gastam menos energia.
Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
Geladeira
Evite abrir a geladeira freqüentemente. Retire de uma só vez os alimentos de que precisa.
Não guarde alimentos ainda quentes.
Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira.
Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados.
Tomadas e fios:
Tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins.
Use fios de bitola adequada. Na hora de fazer a instalação, consulte sempre um técnico especializado.
Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia.
Celulares e Câmeras
Nunca deixe seu aparelho dormir carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.
Computadores
Mantenha acionado o Programa Energy Star®, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Acesse este recurso clicando em: Meu Computador/ Painel de Controle/ Vídeo.
Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia.
Um computador ligado durante uma hora/dia consome em média 5,0 kWh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta hora será de 60 kWh.
Não deixe os acessórios (impressora, estabilizador, etc) do computador ligados sem necessidade.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios ou solicitar serviços e informações da Cemig, consulte o site: www.cemig.com.br.

COMPATILHAR: