No verão, é comum o valor da fatura de energia elétrica aumentar, especialmente em função do uso de aparelhos como o ar-condicionado e ventiladores. Contudo soluções simples podem ajudar a minimizar os gastos e diminuir a conta.
De acordo com o engenheiro Leonardo Rivetti, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles.
?O chuveiro, geralmente, é o equipamento que mais consome energia, devido à sua potência, que é muito alta. No verão, é possível economizar energia com esse equipamento, mudando o seletor de temperatura da posição ?inverno? para a posição ?verão?, o que reduz a potência em 30% e proporciona uma redução no consumo ao final do mês de até 10%?, explica o engenheiro.
De acordo com Leonardo Rivetti, a geladeira, geralmente, é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do ?abre e fecha? ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês.
Esses dois equipamentos ? chuveiro e geladeira ? são responsáveis por mais de 60% do consumo mensal, o chuveiro pela potência e a geladeira pelo tempo de uso.
No entanto, no verão, aparelhos como ventiladores e ar-condicionado são muito usados. O engenheiro da Cemig explica que o ar-condicionado tem uma potência elevada. Ele funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, ele recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização desse aparelho. Segundo Rivetti, o ar-condicionado pode ser responsável por uma elevação de até 30% na fatura de energia. O ideal é, a exemplo da geladeira, comprar o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta com a letra ?A? e com a potência de acordo com a real necessidade da residência.
?Além de tudo isso, como também estamos no período das férias escolares, a presença das crianças e adolescentes nas residências aumenta o tempo de utilização de televisores, computadores e jogos eletrônicos?, afirma o engenheiro da Cemig. Ele lembra que é importante desligar o monitor dos computadores quando não forem mais usados.
Confira outras dicas para economizar energia:
Instale um sistema de aquecimento solar
O engenheiro da Cemig dá o exemplo de uma família de quatro pessoas que utiliza o chuveiro durante uma hora por dia. Nesse caso, o gasto anual apenas com banho é de cerca de R$ 1 mil. Um sistema solar para essa família está na faixa de R$ 2,5 mil e tem uma durabilidade de mais de dez anos, recuperando o valor investido rapidamente. ?Caso não seja possível o uso do sistema solar, é possível dar preferência para os chuveiros que possuam mais opções no seletor de temperatura. Aqueles que possuem apenas as opções de inverno e verão, geralmente, são usados na posição inverno, ou seja, na potência máxima.?
Verifique a borracha de vedação da geladeira Um dos fatores que mais contribuem para o aumento do tempo de funcionamento da geladeira é a borracha de vedação. Faça a vistoria dessa borracha, pois ela não pode ficar quebradiça ou dura. Evite deixar a porta da sua geladeira aberta por muito tempo; ao abrir a geladeira, é o ar quente externo que entra e como, no verão, o ar externo está ainda mais quente, então ela irá funcionar por mais tempo para resfriar o ar que entrou.
Faça o degelo da geladeira Se a sua geladeira não realiza esse procedimento automaticamente, realize-o sempre que a camada de gelo atingir um centímetro de espessura. Evite colocar alimentos quentes na geladeira. Sem esses procedimentos o tempo de funcionamento de uma geladeira pode chegar a 720 horas por mês, ou seja, ela funciona ininterruptamente e não para.
Ar-condicionado Feche bem o ambiente onde o aparelho estiver ligado, pois, do contrário, ele funcionará por mais tempo. Ao abrir uma porta ou uma janela é como se estivesse abrindo a porta da geladeira: o ar quente vai entrar e o aparelho terá de funcionar por mais tempo. Além disso, como o ar quente sobe, recomenda-se instalar o ar condicionado em local mais alto.
Aproveite a iluminação natural Como os dias são mais longos, acenda as lâmpadas apenas quando for necessário. A iluminação é o terceiro equipamento com maior participação no consumo residencial, na faixa de 20% do total, em residências que não utilizam aparelho de ar-condicionado.
Retire os aparelhos das tomadas Quando estão no modo stand by, os equipamentos elétricos e eletrônicos chegam a consumir até 30% do seu consumo quando ligados.
Para saber mais sobre o uso da energia elétrica sem desperdícios, consulte o site:www.cemig.com.br/atendimento.

COMPATILHAR: