Pra sanar os problemas relacionados à demora constante para a marcação de exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Formiga, já está em funcionamento, a partir desta segunda-feira (3), a Central de Marcação de Exames criada pela Secretaria Municipal de Saúde.
O novo setor intermediará e controlará o agendamento dos exames cujo pedido passa agora a ser solicitado pelo paciente no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro onde ele reside.
De acordo com informações da secretaria, assim que sair da consulta médica com o pedido de exame em mãos, o usuário terá que repassá-lo para a atendente do posto, que o encaminhará para a Central de Marcação de Exames. O setor, por sua vez, será o responsável por fazer o agendamento com o laboratório credenciado pelo SUS, no caso, o Laboratório São Luiz. A devolução do receituário ao paciente deverá ser feita em até sete dias, contendo data, local e instruções para coleta.
A Central será coordenada por Ismael Francisco Pereira. “Estamos cientes da situação e vamos nos empenhar ao máximo para agilizar o processo para a realização dos exames. Infelizmente, é importante ressaltar que vai demorar algum tempo para que a situação seja normalizada, mas, a longo prazo, não será necessário mais tanta espera para fazer exames”, salientou o responsável.

Posto de Coleta para exames

Outra ação recente da pasta foi a criação de mais um posto de coleta para exames.
Até então, o laboratório São Luiz, contratado pela Secretaria de Saúde para realizar os exames, atendia pelo SUS em três bairros: Quinzinho, Água Vermelha e Ouro Negro. A partir deste mês, os usuários também poderão fazer a coleta no Centro, à Rua Doutor Teixeira Soares, o que diminuirá ainda mais o tempo de espera.

Exames

De acordo com a administração municipal, atualmente, são oferecidos gratuitamente mais de 60 exames clínicos pelo SUS, sendo que 22 deles são de atendimento de urgência que são feitos sem a necessidade de agendamento, mas deverão cumprir regras mais rígidas por parte do profissional de saúde.
Hoje, são feitos aproximadamente dez mil exames pelo SUS em Formiga.

 

Fonte: Secom/Formiga||

COMPATILHAR: