A Secretaria de Gestão Ambiental está realizando uma capina elétrica em Formiga. O serviço está programado para ocorrer em diversos bairros da cidade, inclusive no Centro. Para esta localidade, ele será feito aos domingos para evitar transtornos e já começa neste final de semana (27).

         A Gestão Ambiental divulgou as primeiras ruas que receberão a capina, feita pela empresa Minas – Controle Profissional de Pragas Ltda-ME. Um dia antes do serviço, um carro de som transitará pelas vias para avisar aos moradores sobre a capina. No dia do trabalho, um assistente também irá às ruas pedir aos motoristas para retirarem seus veículos do caminho onde a máquina passará.

O trabalho é realizado em duas etapas. Na primeira, a máquina aplica o Eletroerb, que é uma descarga elétrica de alta potência, que provoca o ressecamento da planta em um prazo de 24 horas a 7 dias.

Na segunda etapa, é feita a limpeza do local, retirando a planta seca pela máquina elétrica. Para que esse serviço seja efetivamente concluído, é necessário aguardar de 20 a 30 dias para que a equipe volte ao local para recolher o capim seco.

A capina elétrica permite o controle de ervas daninhas e plantas invasoras por longos períodos sem o uso de herbicidas, evitando a contaminação do solo e sua erosão. É preciso que os moradores fiquem atentos ao dia que o trator irá passar pela sua rua. Não deixar carros e motos estacionados durante a passagem do trator. O barulho poderá incomodar, mas o Eletroherb é ambientalmente correto e completamente seguro. Além disso, é importante evitar jogar água nas calçadas no dia do serviço. A máquina não funciona em local molhado.

Ruas que receberão a capina elétrica no domingo:

 1 – 6 de Junho

2 – Dr. Ênio José Batista

3 – Monsenhor João Ivo

4 – Quintino Bocaiúva

5 – Professor José Antônio

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: