O vice-governador Antonio Augusto Anastasia esteve em Divinópolis na quinta-feira dia 19, para uma série de inaugurações e palestra. Juntamente com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, Anastasia inaugurou a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Divinópolis, que recebeu investimentos de cerca de R$ 250 mil do Governo do Estado.
As UAIs aprimoram a qualidade dos serviços públicos e oferecem um novo conceito de atendimento ao cidadão mineiro, reunindo em um mesmo espaço físico vários órgãos e entidades integrados. ?A UAI significa a dignidade do cidadão, significa o Choque de Gestão chegando ao cidadão e ele percebendo como os serviços públicos podem funcionar de maneira bastante operosa e com mais eficiência, em local mais amplo, com mais conforto e com mais agilidade. Esse respeito e essa dignidade é a determinação que o governador Aécio Neves tem dado a toda sua equipe do Governo, para darmos condições melhores de funcionamento ao servidor e de atendimento ao cidadão?, afirmou o vice-governador em entrevista à imprensa.
Instalada no centro da cidade, na rua Goiás, 206, em área de aproximadamente mil metros quadrados, a Unidade de Atendimento Integrado de Divinópolis conta com 31 guichês de atendimento, 54 funcionários, capacidade para 1.100 atendimentos diários, e oferece aos moradores da cidade e da região acesso rápido a diversos serviços prestados pelo Estado e União.
Os usuários também podem utilizar os serviços da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), e do Minas Fácil, este como projeto piloto de parceria com seis guichês exclusivos para o atendimento. O Detran-MG também está presente na UAI com a prestação de serviços de emissão de multa, Documento de Arrecadação (DAE), Documento Único de Trânsito (DUT) e pesquisa no sistema.
A Secretaria da Fazenda oferece os serviços de emissão de Guia de Arrecadação, informações sobre IPVA, emissão de guia para pagamento de IPVA e de Certidão de Débitos Tributários (CDT) para pessoa física; e a Ouvidoria Geral do Estado recebe sugestões, reclamações ou denúncias relativas aos órgãos do sistema estadual. Já a Polícia Militar emite boletins de ocorrência realizado no mesmo dia do fato, e a Cemig e a Copasa disponibilizam a segunda via de contas, serviços de religa, atualização de dados, além de informações gerais.
Para permitir a inclusão digital dos cidadãos, a UAI de Divinópolis dispõe de Telecentro com 13 computadores com acesso gratuito à internet, possibilitando a utilização do correio eletrônico; a capacitação profissional, por meio de cursos a distância; a realização de pesquisas escolares e serviços de utilidade pública, além da elaboração e envio de currículos, entre outros.
?Essa unidade da UAI é extremamente aparelhada e moderna, seu projeto é contemporâneo. As unidades estão sendo feitas no interior do Estado antes mesmo da capital. Esse é o primeiro ponto para congregar e facilitar a vida do cidadão e os serviços públicos. Em segundo lugar, funcionará aqui também um posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que trata da questão do emprego. O posto do Sine é um elemento fundamental porque estamos hoje em um momento de crise, que vai passar logo. Aqui funcionará também a unidade do Minas Fácil, ou seja, facilitando a criação de empresas, acreditamos que isso vai dinamizar a economia de Divinópolis e do Centro-Oeste de Minas?, disse o vice-governador.
Esta é a décima UAI em funcionamento no Estado dentro dos novos padrões de serviços inseridos no modelo inovador de gestão do Projeto Estruturador Descomplicar, de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão. Já funcionam as Unidades de Atendimento Integrado do Barreiro e Venda Nova, em Belo Horizonte, São João Del-Rei, Lavras, Passos, Barbacena, Coronel Fabriciano, Sete Lagoas e Ponte Nova. Em 2009, 14 novas Unidades serão entregues pelo Governo de Minas.

COMPATILHAR: