Um novo caso suspeito de reinfecção por Covid-19 está sendo investigado em Arcos, segundo o boletim periódico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado na quarta-feira (18). Ainda de acordo com o boletim, Bom Despacho, Divinópolis e Cláudio seguem com um caso suspeito de reinfecção em investigação em cada uma delas.

Com relação a casos inconclusivos, não há mudanças no cenário registrado na região, de acordo com os números deste boletim, que corresponde à semana 33 de 2021. O Centro-Oeste de Minas permanece com 19 casos inconclusivos.

Boletim epidemiológico de reinfeção

No Centro-Oeste, foram 19 casos encerrados como inconclusivos. Os registros foram nas cidades de Formiga, Arcos, Bom Despacho, Cláudio, Divinópolis, Itaúna, Pitangui e Piumhi. 

A região tem ainda quatro casos em investigação em Arcos, Bom Despacho, Cláudio e Divinópolis.

Veja abaixo o panorama das investigações divulgadas pela SES-MG nas cidades do Centro-Oeste de Minas:

Casos suspeitos de reinfecção investigados por cidade

CidadeInconclusivoEm investigaçãoDescartadoConfirmadoNotificado/Total
Arcos516
Bom Despacho112
Cláudio314
Divinópolis112
Formiga55
Itaúna11
Pitangui11
Piumhi22

Fonte: SES-MG

A SES-MG considera para investigação o indivíduo com dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 60 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios, desde que tenha amostras respiratórias (pelo menos, uma de cada episódio de infecção) disponíveis e viáveis para investigação

Minas Gerais

O informe mostra que Minas Gerais tem 421 casos notificados de reinfecção por Covid-19. Destes, 158 casos estão em investigação, quatro casos foram descartados e outros 258 casos foram encerrados como inconclusivos. O único caso de reinfecção confirmado no Estado, até o momento, é de um paciente de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Como os casos são investigados em MG?

As investigações de reinfecção são realizadas por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde.

Pelo protocolo, a SES-MG considera casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente.

Fonte: G1

COMPATILHAR: