Uma década de evolução, de investimentos, de constante expansão e aprimoramento educacional. O Unifor-MG completa, nesta terça-feira (5), 10 anos de credenciamento como Centro Universitário.

Isso porque, em mais uma conquista histórica, que favorece toda a comunidade regional, as diversas faculdades isoladas mantidas pela Fuom (Fundação Educacional Comunitária Formiguense) passaram a constituir o Centro Universitário de Formiga ? Unifor-MG, credenciado por meio do Decreto Estadual de 4 de agosto de 2004, publicado em 5 de agosto de 2004, com ?Conceito A?.

Com o credenciamento do Centro Universitário, foi adotado um novo regime de funcionamento dos cursos que passaram de anuais para semestrais.
A criação do Centro Universitário

Como explica o reitor do Unifor-MG, Marco Antônio de Sousa Leão, no dia 20 de dezembro de 1996, foi publicada uma nova legislação, a Lei 9.394 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que definia os tipos de Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil.

A legislação definia as categorias: faculdades isoladas, os centros universitários e as universidades. ?Naquele momento, a nossa Instituição era composta pelas chamadas faculdades isoladas, nós tínhamos faculdade de Biblioteconomia, faculdade que se chamava Ciências Gerencias, com os cursos de Administração e Ciências Contábeis, Faculdade da Saúde, enfim, e nós começamos a planejar uma mudança no sentido de eliminar essas faculdades isoladas e dar um salto, com a criação do Centro Universitário?, esclarece o Reitor.

Ainda de acordo com Marco Antonio de Sousa Leão, cada faculdade isolada tinha o seu diretor, vice-diretor, uma secretaria, eram muitos cargos e dirigentes para poucos alunos e poucos cursos. ?O primeiro passo que nós demos foi eliminar todas as secretarias e criar apenas uma, que nós chamamos de Secretaria Acadêmica. A partir daí, começamos a fazer as mudanças pontuais na instituição?, ressalta.

Assim, foi desenvolvido todo o processo para a criação do Centro Universitário e modificada toda a estrutura da instituição. Em 2002, o projeto foi apresentado ao Conselho Estadual de Educação que supervisionava o ensino nas faculdades isoladas mantidas pela Fuom. Um relator foi designado para analisar o projeto que foi aprovado em agosto de 2004.

Conforme o reitor do Unifor-MG, a partir daí, a instituição passou a ter certa autonomia para a criação de cursos e uma nova perspectiva de crescimento. ?O maior ganho foi a autonomia, porque, antes, as faculdades isoladas não podiam criar cursos superiores. A Instituição tinha que criar a proposta do curso, enviar para o Conselho Estadual de Educação para aprovação?.

Após a implantação do Centro Universitário, a instituição migrou para a competência do Conselho Federal de Educação, em 2009. Com a autonomia adquirida, agora a Instituição envia a proposta para o MEC (Ministério da Educação), pode dar início às aulas para, depois, o MEC aprovar o curso.

Recredenciamento

O primeiro recredenciamento do Centro Universitário de Formiga foi por meio do Decreto Estadual de 14 de dezembro de 2006, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais em 15 de dezembro de 2006.

Depois disso, foi publicado o Parecer CNE/CES 112, no Diário Oficial da União (DOU) nº 102, de 30 de maio de 2011 (Conceito 4);

O último recredenciamento foi por meio da Portaria MEC nº 517, de 9 de maio de 2012, publicada no DOU nº 90, de 10 de maio de 2012, pág. 24 (Conceito Institucional 4).

Implantação de novos cursos

A partir de 2004,que foi um marco na história da instituição, teve início um período de constante expansão, principalmente com a criação de novos cursos. Nesse mesmo ano, foi implantado o curso de
de Direito e autorizado o curso de Fisioterapia, que passou a ser oferecido a partir de 2005.

Ao todo, ao longo desses 10 anos, foram oferecidas 16 novas opções de cursos, nas mais diferentes áreas do conhecimento, entre cursos de bacharelado, licenciatura e superior tecnológico.

Avaliação do MEC e reconhecimento de cursos
Em agosto de 2010, o Unifor-MG recebeu a Comissão de Avaliação do INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/Ministério da Educação) que atribuiu à Instituição o conceito 4, em uma escala de 0 a 5. Por isso, o Centro Universitário de Formiga se confirma entre as melhores Instituições de Ensino Superior do país.
Novos laboratórios
Muitos investimentos foram realizados pela Fuomao longo desses 10 anos de Centro Universitário. As melhorias em infraestrutura, como a construção de outros prédios e de novos laboratórios, se tornaram constantes.
Os alunos da Instituição passaram a ter livre acesso às dependências do antigo Clube CAT (hoje Clube Unifor-MG) que, desde então, passou a ser utilizado como laboratório pelos alunos, em especial dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), além de Fisioterapia, entre outros.
Outros investimentos
Um dos principais investimentos feitos recentemente pela Fuom, em 2012, foi a construção da nova portaria do campus universitário que ficou mais bonita e agradável, agilizou o acesso de veículos e pedestres e trouxe mais segurança. Além disso, foi trocado o antigo alambrado por grades mais modernas na extensão do campus pela Avenida Dr. Arnaldo de Senna.

Outro importante investimento foi a aquisição de um terreno, na comunidade rural de Padre Doutor, para a implantação da Fazenda Laboratório do UNIFOR-MG, em 2013.

Também em 2013, houve mais um grande investimento: a aquisição do Clube UNIFOR-MG, que pertencia ao Sesi (Serviço Social da Indústria), e tem passado por várias melhorias.

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