Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado iniciaram a programação do mês de março.
Com a proximidade da Páscoa, aqueles que desejam comercializar ovos de chocolate, o CVT de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, realiza, de 8 a 12, o curso ?Bombons e Ovos de Páscoa?, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Serão ensinados os preparos de ovos, bombons e trutas caseiras. O programa inclui, ainda, orientações sobre como comercializar os produtos. ?Esta é uma excelente alternativa para aumentar a renda familiar nesta época do ano. Um investimento que possibilita retorno financeiro? , diz a coordenadora geral do CVT, Zélia Alves Oliveira Veloso.
O CVT de São João del-Rei, na região do Campo das Vertentes, promove, no período de 9 a 11 de março, o curso ?Traçado e Corte para Costura Industrial?. No curso, realizado em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do bairro Ouro Preto, os alunos aprenderão noções básicas e avançadas de traçado, corte e a preparação de moldes.
?Corte para costura? é o curso a ser oferecido pelo CVT de Ponte Nova, na Zona da Mata. Os alunos aprenderão o traçado do corte e a montagem de camisas, calças, saias, lingerie, malhas, entre outras peças do vestuário. As aulas acontecerão de 23 a 25 de março.
A cidade de Rio Paranaíba, no Alto Paranaíba, receberá, de 23 a 26 de março, o Caminhão Cozinha Brasil para realização do curso ?Reaproveitamento de Alimentos?. Os participantes aprenderão a preparar receitas de alto valor nutritivo e baixo custo. Entre as opções de pratos estão: salgados, doces, saladas, bolos e sucos. O projeto chega ao município por meio de parceria entre o CVT e o Serviço Social da Indústria (Sesi). O Cozinha Brasil é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Conselho Nacional do Sesi.
Cadastro, crédito e cobrança serão temas da oficina a ser realizada pelo CVT de Ipatinga, no Leste do Estado, no dia 31. O objetivo é orientar empresários e interessados a reduzir a inadimplência nas vendas a prazo. O conteúdo será ministrado por um consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os Centros Vocacionais Tecnológicos são unidades da Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercado, projeto estruturador do governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com apoio das prefeituras. O objetivo é ampliar a capacitação local e regional; combater a exclusão digital e social; gerar emprego e renda; e contribuir para a melhoria de vida da população a partir da capacitação profissional.
Em 2009, a Rede se consolidou com a conclusão da implantação de 571 unidades interligadas em banda larga, representadas por 84 CVTs e 487 Telecentros, totalizando investimento de R$ 90 milhões, provenientes do Governo de Minas e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de emendas parlamentares. Hoje, a Rede conta 4,5 mil microcomputadores conectados, colocando Minas Gerais como o Estado a possuir o maior programa de inclusão digital e social do país. Aproximadamente 300 mil alunos já foram certificados em cursos presenciais e à distância, nas áreas comportamentais, gerenciais e profissionalizantes.
Endereços dos CVTs:
Centro Vocacional Tecnológico de Formiga
Rua São Luiz Gonzaga, nº 327, bairro São Luiz
(37) 3322-5528
Centro Vocacional Tecnológico São João del-Rei
Aenida Hermilio Alves, nº 234, Centro
(32) 3371-8613
Centro Vocacional Tecnológico Ponte Nova
Rua Assad Zaidan, nº 165, bairro Palmeira
(31) 3817-7332
Centro Vocacional Tecnológico Rio Paranaíba
Rua Otaviano Rosa, nº 99, Centro
(34) 3855-1223
Centro Vocacional Tecnológico Ipatinga
Avenida Macapá, nº 675C, bairro Veneza I
(31) 3822-9077.

COMPATILHAR: