Você lava suas mãos corretamente depois que usa o banheiro? Provavelmente não, segundo sugere um novo estudo que observou esse hábito tão comum no dia a dia. Pesquisadores norte-americanos assistiram discretamente a 3.749 pessoas, 60% delas mulheres, depois de terem usado banheiros públicos em uma cidade universitária em Michigan, nos Estados Unidos.
No geral, 10,3% não lavaram as mãos por inteiro, e 22,8% não usaram sabão. O restante fez uso de sabão, mas apenas 5,3% lavaram as mãos por mais de 15 segundos, com ou sem sabão. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, lavar apropriadamente significa esfregar vigorosamente as mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos.
Homens foram piores do que as mulheres ? quase 15% deles não lavaram toda a mão, em comparação com 7,1% das mulheres. As pessoas estavam mais propensas a lavar as mãos corretamente quando havia torneiras de detecção de movimento, pia limpa ou um aviso de incentivo à prática.
Influência
Os autores reconhecem que a presença dos observadores, mesmo que discreta, poderia ter afetado o comportamento, provavelmente incentivando mais a lavagem das mãos. O estudo foi publicado no periódico ?The Journal of Environmental Health?.
?Quarenta e oito milhões de pessoas por ano ficam doentes por causa de alimentos contaminados?, disse o principal autor da pesquisa, Carl P. Borchgrevink, professor associado na Universidade de Michigan. ?Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dizem que 50% não teriam ficado doentes se tivessem lavado suas mãos corretamente. Faça como sua mãe disse: Lave suas mãos?, recomenda o especialista.

Imprimir
Comentários