O responsável pela empresa Recóleo (Coleta e Reciclagem de Óleo Vegetal), Francisco Carlos da Silva, conhecido como Chicão, juntamente com colaboradores, foi o responsável pela coleta de óleo durante o Festival da Linguiça, realizado na praça São Vicente Férrer entre os dias 13 e 15 deste mês.
De acordo com Chicão, aproximadamente 140 litros de óleo foram recolhidos das barracas, durante os três dias de evento que contou com a participação de 22 entidades. ?A iniciativa para recolher este óleo foi do secretário de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, que nos cedeu o caminhão da Prefeitura. Essa foi a primeira vez que recolhemos o óleo no festival e as pessoas têm que se conscientizar mais para o descarte correto do óleo de cozinha?, disse.
Chicão explicou ainda que deixou um recipiente em cada barraca. ?Algumas entidades não utilizaram a fritura diretamente. Esse foi o primeiro ano para recolher o óleo. Esperamos que a quantidade aumente com o passar dos anos. Imagina essa quantidade de óleo ser descartada em qualquer lugar e, com isso, danificar o meio ambiente?.
Há um ano e meio que Chicão vem recolhendo o óleo em vários estabelecimentos da cidade. O produto recolhido ainda está na residência do Chicão e passará pelo processo de purificação com a utilização de uma peneira. Em seguida, o óleo de cozinha já tratado será encaminhado para Divinópolis e depois para a Petrobras.
?As pessoas jogam o óleo usado fora e isso é o principal fator para a poluição do meio ambiente. Jogam na rede de esgoto, nos rios. A minha ideia futuramente é montar uma fábrica de sabão [utilizando o óleo] e, com isso, gerar empregos?, concluiu.

COMPATILHAR: