Aproximadamente duas mil pessoas estão na porta do Mercado da Lagoinha, no bairro Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (22).
Há 19 anos, nesta mesma data, o comerciante Afonso Teixeira faz a doação de peixes para milhares de pessoas nesse local.
De acordo com Afonso Teixeira, a sua doação é uma forma de seguir uma das passagens da Bíblia, que diz que Deus repartiu o pão aos famintos em Jerusalém.
Conforme o comerciante, este ano, há 18 sardinhas em cada pacote que é doado para pessoas que, muitas vezes, não teriam condições de comprar peixe para comer na Sexta-feira da Paixão, como dita a tradição católica.
Apesar de não divulgar a quantia de peixe que comprou, Afonso Teixeira afirma que, todo ano, a quantia é acrescida, já que a intenção é ajudar o maior número possível de pessoas.
Conforme a Polícia Militar, que ajuda na organização da entrega da doação, desde às 9h da manhã de quinta-feira (21) já havia pessoas na fila.
A deficiente física Cleide Valdete Gomes, de 54 anos, é a primeira da fila há 17 anos. De acordo com a aposentada, a doação de peixes durante a Sexta-Feira da Paixão é uma bênção para ela, uma vez que, se não fosse o alimento doado todo o ano, ela não teria o que comer nesta data.
Como uma forma de agradecer ao comerciante, Cleide Valdete diz que sempre reza para que ele e sua família tenha saúde e possa continuar ajudando tantas pessoas.
Há sete anos, Afonso Teixeira tinha uma peixaria no mesmo mercado . Entretanto, hoje em dia, ele mudou de ramo e tem apenas algumas lojas alugadas na região.

COMPATILHAR: