A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (17) em todo o Brasil. Em Formiga, a estimativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas que compõem os grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, sejam imunizadas.

Segundo levantamento do setor de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde 829 crianças menores de um ano e 3.484 maiores de um ano e menores de cinco anos devem ser imunizadas na cidade. Devem receber a dose ainda, 8.763 idosos com mais de 60 anos; 1.500 gestantes e puérperas; e 930 privados de liberdade.

Também serão imunizados professores em atividade, profissionais do sistema prisional e de saúde e pessoas que possuem baixa imunidade devido a alguma doença. Porém, não é possível contabilizar de forma concreta o número de pessoas pertencentes a estes grupos. A estimativa é de que totalizem aproximadamente 4.500 pessoas.

As doses são distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde de acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde. A meta é vacinar 90% do público alvo. As reposições são feitas seguindo relatórios enviados pelos municípios apresentando os números de vacinação em cada um deles.

Quem for se vacinar deve apresentar documento de identificação e estar com o cartão de vacinação em mãos. Os profissionais de saúde deverão comprovar que atuam na área com a apresentação de carteira de trabalho, crachá com foto ou a carteira do conselho no qual são registrados.

Todos os PSF’s estão aplicando a vacina das 7h às 1 h. Também será promovido o Dia D de vacinação, quando haverá uma intensificação dos trabalhos. A mobilização nacional está marcada para o dia 13 de maio.

COMPATILHAR: