A quatro dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, 2,5 milhões de moradores de Minas Gerais ainda não se vacinaram contra o vírus Influenza, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

De acordo com a pasta, 65,63% do total de 5,5 milhões foram aos postos. Só em Belo Horizonte, mais de 317 mil pessoas que fazem parte do público-alvo ainda não se imunizaram. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 61,4%, das 820 mil pessoas esperadas nos postos da capital, receberam o medicamento.

Do público-alvo, tiveram menor adesão crianças entre 6 meses e 4 anos, gestantes e professores. Segundo informação da gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, Lúcia Paixão, o número baixo de professores vacinados assusta. “Somente 36,5% dos professores esperados se vacinaram”, afirmou, lembrando que a classe reivindicou muito ser inserida na campanha de imunização.

“A vacina é a forma mais eficaz de combater a doença”, ressalta Eva Lídia Arcoverde Medeiros, coordenadora estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

O Ministério da Saúde ainda não informou se vai prorrogar o prazo da campanha, que vai até o dia 26. No ano passado, a campanha foi estendida em algumas regiões do país.

 

2016

No ano passado, a meta era vacinar 80% do público-alvo, mas imunizou 82,7% da população esperada no Estado.

Em Belo Horizonte, o resultado foi de 101%.

 

Redução de casos graves influencia

Para a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Lúcia Paixão, a redução no número de mortes pelo vírus Influenza em comparação com o ano passado pode responder pela queda na procura por vacinação.

“O temor leva muitas pessoas a se vacinarem. Este ano nós não tivemos esse tipo de evento, de casos graves e mortes. Talvez seja por isso”, afirmou.

De acordo com SES, foram registrados 32 casos de síndrome respiratória aguda grave causada por Influenza em 2017 e quatro mortes. Em 2016, foram 1.059 registros, com 291 óbitos.

 

Fonte: O Tempo||http://www.otempo.com.br/cidades/cerca-de-2-5-milh%C3%B5es-ainda-n%C3%A3o-se-vacinaram-em-minas-1.1477278

COMPATILHAR: