As cervejas artesanais mineiras ganharão, em setembro, selos com certificação da origem e da qualidade. É similar ao que ocorre hoje com os vinhos D.O.C. (Denominação de Origem Controlada). A medida consagra o polo cervejeiro mineiro, premiadíssimo no festival nacional deste ano.

Segundo o superintendente do Sindicato das Indústrias e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), Cristiano Lamego, uma pesquisa feita pela instituição revela que a gastronomia mineira potencializa o sucesso da cerveja artesanal nascida nos horizontes das Gerais. “Nosso avanço em Minas se dá, além de outros fatores, pela ligação da gastronomia com a cerveja”, afirmou.

Crescimento

As artesanais mineiras devem crescer, em produção e faturamento, nada menos que 19% neste ano. O índice tem duas explicações: a entrada em vigor do Simples para as cervejarias de pequeno porte e a Copa do Mundo.
Conforme Lamego, com a possibilidade de aderir ao sistema tributário que onera menos as cervejarias, sobrou mais dinheiro para investir na produção e potencializar os lucros.
Minas Gerais conta com 87 cervejarias artesanais. É o terceiro Estado com maior número, conforme o Ministério da Agricultura. Perde apenas para o Rio Grande do Sul (142) e São Paulo (124). Mas, em produção, registra o maior estoque: 1,5 milhão de litros ao mês.

 

 

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: