O chefe de Gabinete, Sheldon Almeida, participou na semana passada de uma reunião na secretaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com Cleiton dos Santos Araújo, um dos responsáveis.
Na ocasião, foi exposta a realidade das facções e confecções formiguenses, ocasião em que foi solicitado o apoio do ministério para que as empresas tenham condições de competir com as indústrias chinesas.
Durante o encontro, foi informado que, em breve, o Ministério responderá a solicitação prestando esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo preparadas dentro do Programa Brasil Maior, em que estão sendo estudados possíveis subsídios a alguns setores produtivos.
No caso do setor têxtil foi informado que a taxação do IPI já está na maior alíquota possível, ou seja, 35% (trinta e cinco por cento) e tendo em vista acordo do Brasil na OMC esta é a alíquota máxima.
Porém, como afirmado anteriormente o MDIC estudará medidas protetivas dentro do Programa Brasil Maior. ?A indústria prejudicada pela concorrência desleal poderá solicitar ao Ministério a abertura de um processo para averiguação e caso o produto esteja sendo importado em valor menor ao de mercado o Ministério poderá proibir a importação do produto?, explicou Sheldon Almeida.

COMPATILHAR: