Subiu para 228 o número de mortos identificados pela Polícia Civil devido ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, outras 49 pessoas continuam desaparecidas.

Na última quinta-feira (11), o órgão estadual retirou 16 nomes da lista de desaparecidos que haviam sido incluídos erroneamente por parentes e moradores de Brumadinho.

No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando dezenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento.

A usina ITM de beneficiamento também foi atingida, assim como vagões de trens e veículos que estavam na empresa. Após varrer a mineradora, a lama atingiu comunidades de Brumadinho destruindo casas, inclusive uma pousada, a atingindo propriedades rurais.

A busca por desaparecidos em Brumadinho está no seu 80º dia, com 138 bombeiros militares em serviço. Neste domingo (14), o Corpo de Bombeiros atua em 19 frentes de trabalho, com 73 máquinas pesadas, um drone e quatro cães.

Números da tragédia
228 mortos identificados (veja a lista)
49 desaparecidos (veja a lista)
395 localizados

 

Fonte: G1 ||https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/04/14/chega-a-228-o-numero-de-mortos-em-rompimento-de-barragem-da-vale-em-brumadinho.ghtml

COMPATILHAR: