A Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalha para diminuir os casos de dengue em Minas. A participação da população também é importante, já que em 80% dos casos o foco do mosquito Aedes aegypti está nas residências.
?Entramos no período crítico no que se refere à transmissão da dengue. A temperatura mais elevada, o alto índice de chuvas e o período de férias favorecem a proliferação do vetor transmissor da dengue?, explica a técnica da SES, Geane Andrade.
A melhor forma de combater a dengue é unir esforços, se organizar e integrar um núcleo de mobilização social, ao lado de profissionais da saúde, educação, meio ambiente, defesa civil, lideranças comunitárias, representantes de associações e outras entidades governamentais.
Para o coordenador de Mobilização Social da SES, Joney Fonseca, os núcleos ajudam na distribuição de informações sobre a doença, bem como do material da campanha. ?São os núcleos que promovem o envolvimento da sociedade, por meio de parcerias, e desenvolvem ações que beneficiam a população ao divulgar informações qualificadas e ao realizar ações como mutirões de limpeza, palestras educativas, entrevistas de cunho informativo, dentre outras?, esclarece.

COMPATILHAR: