Na madrugada deste domingo (5), vários meteoros devem entrar na atmosfera do planeta Terra, formando para os seres humanos um show de “estrelas cadentes”. Os astrônomos preveem a chegada de uma chuva de meteoros chamada Eta Aquáridas, que seriam um rastro de partículas deixados pelo famoso cometa Halley, que passou pertinho do nosso planeta em 1986.

O melhor horário para começar a observação é por volta das 2h30 (horário de Brasília). Para se ver bem o fenômeno, deve-se estar em um lugar o mais escuro possível e com ampla visão de todo céu (lugares altos e afastados de cidades são ótimas opções). Nas cidades, especialmente nas grandes, avista-se apenas os meteoros mais intensos

Segundo o site do Observatório da UFMG, o meteoro ocorre quando fragmentos de material sólido como rochas e metais, que vagam pelo espaço em torno do Sol em regiões próximas à Terra, penetram na alta atmosfera da Terra. O atrito com os gases faz com que estas partículas alcancem altíssimas temperaturas e literalmente se incendeiem, provocando um rastro luminoso que conhecemos como “estrela cadente”.

Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra passa por uma região da sua órbita onde um cometa deixou um rastro de matéria. As partículas sólidas, que são “varridas” pela Terra, entram na atmosfera, aumentando consideravelmente o número de meteoros observados do solo. Algumas dessas chuvas são bastante famosas e ocorrem de forma regular anualmente em diferentes lugares do mundo. Mas não se preocupe: os casos de meteoros que chegam ao solo do planeta são raros.

 

Fonte: Hoje em Dia||https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/chuva-de-meteoros-poder%C3%A1-ser-vista-na-madrugada-de-domingo-1.711651

COMPATILHAR: