Minas Gerais deve permanecer com tempo nublado e chuvoso na maior parte das regiões durante toda a semana, segundo previsão do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas. A frente fria que está sobre o litoral do Sudeste, associada com o sistema de baixa pressão atmosférica, provoca a instabilidade no Estado, conforme o meteorologista Dayan Diniz.

O especialista informou nos próximos 7 dias a chuva deve variar de intensidade fraca a moderada. Porém, são esperados acumulados significativos na Zona da Mata, Região Metropolitana de BH, Vale do Rio Doce e Campos das Vertentes, alertou.

Mesmo com as pancadas, o sol vai aparecer em alguns momentos. Em Belo Horizonte, os termômetros nesta segunda-feira (24) devem oscilar entre 19ºC e 25ºC.

Acidentes

Com o tempo chuvoso aumenta o risco de acidentes de trânsito. Por isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta que os motoristas redobrem a atenção ao pegar a estrada. O inspetor Aristides Júnior explica que atitudes simples podem evitar batidas nas rodovias.

A orientação para os motoristas é diminuir a velocidade e aumentar a distância do veículo da frente. Ascender faróis baixos. Não parar nos acostamentos ou pista. Se tiver que parar o veículo, opte por parar em um posto de gasolina, por exemplo. Além disso, não andar com o alerta ligado. Ele só deve ser acionado em caso de emergência.

Ainda de acordo com o inspetor, o condutor deve planejar bem a ultrapassagem, e só realizar em locais permitidos e com boa visualização, alertou. Outro fator fundamental é que o veículo esteja em dia com a revisão, já que peças em mau estado de conservação podem prejudicar o funcionamento do automóvel.

COMPATILHAR: