Ao contrário do que ocorreu em Santa Catarina em novembro de 2008, quando a Defesa Civil estadual se organizou para receber doações de mantimentos, roupas e até dinheiro para vítimas das chuvas, os atingidos pelas enchentes no Maranhão, no Ceará e no Piauí estão desamparados.

As defesas civis do Maranhão, do Piauí e do Ceará informaram que não estão realizando nenhuma campanha nacional para arrecadar donativos. A maior parte das doações para vítimas é feita pela Defesa Civil nacional, em Brasília. Segundo a assessoria do órgão, kits com alimentos, produtos de higiene e colchões são enviados quando há solicitação do estado.

Mais de 130 mil pessoas estão sofrendo as consequências das enchentes no Maranhão. O secretário-executivo da Defesa Civil do Maranhão, Carlos Robério dos Santos, afirmou que está negociando com a Defesa Civil de São Paulo para realizar uma campanha. ?Estamos recebendo os kits da Defesa Civil nacional e vamos tentar fazer uma campanha em São Paulo, mas ainda não foi definida uma data para o início das ações. Por enquanto, não temos doações de pessoas de fora do estado?, disse.
Julio Cezar Cruz, agente da Defesa Civil no Maranhão, ressalta que não há locais para armazenamento adequado e falta logística para transporte. ?Por enquanto, não temos estrutura e nem uma conta bancária para doações em dinheiro. As pessoas poderiam enviar pelo Correio, mas não é prático?, disse.

O diretor da unidade da Defesa Civil do Piauí, Jorgenei Moraes, afirmou que o órgão está tentando realizar uma campanha junto com os Correios. Ele afirma que algumas reuniões já foram marcadas, mas não há nada concreto. ?Estamos tentando fazer uma parceria, porque os Correios têm logística muito boa para o transporte dos donativos. Outros parceiros que também puderem nos ajudar com campanhas podem nos procurar?, afirmou.

Segundo dados da Defesa Civil do estado, 21 cidades estão em situação de emergência no Piauí, com 7.220 famílias afetadas, o que equivale a cerca de 36.100 pessoas. A Defesa Civil em Teresina está recebendo donativos de moradores da cidade. Esse material é encaminhado para vítimas das enchentes no interior do estado.

Já no Ceará, 55 municípios foram atingidos pelas chuvas. Seis pessoas já morreram em decorrência das enchentes.

Ioneide Araujo, assessora técnica da Defesa Civil no Ceará, afirmou que não está sendo realizada nenhuma campanha fora do estado para arrecadação de donativos. ?Mas se alguma instituição puder ajudar, nós estamos abertos para receber doações principalmente de alimentos não perecíveis e água potável?, disse.

Segundo o coronel João Vasconcelos, do Corpo de Bombeiros do Ceará, há uma mobilização dentro do estado para arrecadar donativos. Além dos quartéis dos bombeiros, há postos em eventos culturais para recebimento de mantimentos e roupas. Em alguns casos, empresas privadas juntam uma certa quantidade de objetos e chamam a Defesa Civil para fazer a doação.

COMPATILHAR: