O saldo deixado pelas chuvas que atingem Minas Gerais mantém o Estado em alerta. Subiu para 51 o número de municípios que decretaram situação de emergência e, de acordo com a Defesa Civil, 81 cidades foram afetadas pelos efeitos trágicos de temporais. São mais 1 milhão de pessoas prejudicadas com danos materiais ou humanos trazidos pelas chuvas. Somente em Belo Horizonte, 953.577 habitantes sofreram de alguma forma com os estragos trazidos pelo tempo instável.
Tragédias marcaram cidades como Visconde do Rio Branco, Lajinha, Santa Maria do Suaçuí, Juiz de Fora, Cataguases, Barbacena, Ponte Nova, Jaboticatubas, Mantena e BH. Estes municípios fazem parte da lista de locais onde morreram vítimas das chuvas. Entre o fim de 2010 e início de 2011, 15 pessoas já perderam a vida.
Mais de 11 mil pessoas estão desalojadas e 4.047 casas foram danificadas. As chuvas não devem dar trégua nesta semana. Continua valendo o alerta da Defesa Civil. A frente fria que atua em Minas nos últimos 11 dias ainda deve causar nas chuvas de forte intensidade nas regiões Oeste, Campo das Vertentes, Sul e Zona da Mata do Estado.
Doações
O aumento no número de cidades e pessoas atingidas pelas chuvas em Minas levou a Cruz Vermelha Brasileira ? Filial Minas Gerais (CVB-MG) a reforçar o pedido por doações à população. Em alerta junto à Defesa Civil, a Cruz Vermelha precisa, principalmente, de doações de roupas. Também estão sendo aceitos alimentos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene.
No galpão da Cruz Vermelha, as doações passam por uma triagem, realizadas pelos voluntários da instituição. Depois serão encaminhadas às regiões mais afetadas, de acordo com as demandas do governo do estado.
As doações devem ser entregues na sede da instituição em BH. O atendimento é de segunda a sexta, de 8 às 18h. O endereço é Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro. Mais informações pelo telefone (31)32394200.

COMPATILHAR: