Já são 55 os municípios mineiros atingidos pelas chuvas desde outubro último, segundo dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Nesses municípios, 8.887 pessoas ficaram desalojadas e outras 755 desabrigadas, tendo ocorrido três mortes e 19 vítimas de ferimento.
Por volta das 20h deste domingo (26), fortes chuvas castigaram a cidade de Santana dos Montes, na região central do Estado, deixando cerca de 40 famílias desabrigadas. Encostas desabaram e árvores foram arrancadas levando à interdição de estradas vicinais que liga o município à BR-040. Não houve registro de vítimas fatais ou de ferimento.
Na madrugada de domingo (26) fortes chuvas na região de Carantiga atingiram os municípios de Entre Folhas, Inhapim, Ubaporanga, Vargem Alegre e Dom Cavati. Em Entre Folhas, município com pouco mais de cinco mil habitantes, cerca de 150 famílias foram atingidas, não sendo, entretanto, registradas vítimas fatais ou de ferimento, mas apenas danos materiais. Ainda no domingo, Cedec disponibilizou apoio humanitário e, nesta segunda-feira (27), enviou para a cidade caminhão com colchões, cestas básicas, cobertores, roupas e kit de limpeza para complementar as ações e minimizar os efeitos das inundações.
O transbordamento do rio Caratinga inundou parte dos municípios de Inhapim, Vargem Alegre e Ubaporanga. O primeiro teve parte do centro comercial atingido. Não há registros de vítimas e os danos materiais ainda estão sendo levantados nas três cidades. O transbordamento do rio Sacramento trouxe transtornos para os moradores de Dom Cavati, onde cerca de 400 pessoas foram desalojadas. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados.

COMPATILHAR: